quinta-feira, 25 de novembro de 2010

8 DICAS INTELIGENTES PARA ELIMINAR A GORDURA DA SUA ALIMENTAÇÃO


Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 40% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Embora seja essencial para organismo humano, a ingestão de gordura deve respeitar o limite de 30% do valor calórico. Recente pesquisa realizada na Unicamp revelou que o consumo de alimentos gordurosos tem efeito direto no cérebro. A gordura presente nos alimentos impede que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo órgão Com isso, o organismo não recebe o “aviso” que é hora de parar de comer. Assim, pessoas que ingerem alimentos gordurosos em excesso sentem mais fome do que quem possui uma alimentação mais balanceada. Para mudar este quadro é necessário mudar o estilo de vida, hábitos e atitudes. Adotar uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são as principais recomendações. Confira abaixo as 8 dicas inteligentes da nutricionista Cinthya Maggi para equilibra a ingestão de gordura.

1- As gorduras devem ser utilizadas com moderação. Por isso prepare os alimentos com pouco óleo, preferindo opções mais saudáveis como o óleo de canola e o azeite de oliva. Prefira carnes magras, sem gordura aparente e aves sem pele, para diminuir o colesterol.

2- Ao invés de fritar, asse ou grelhe os alimentos. O cozimento à vapor também é uma boa opção.

3- Prefira o leite desnatado ou semidesnatado e substitua os laticínios tradicionais por sua versão light, com redução de gorduras, como os queijos, iogurtes, requeijões, etc.

4- Fuja dos alimentos que contêm gordura trans, uma das mais prejudicais ao organismo. Todos os produtos industrializados são obrigados a trazer no rótulo a informação sobre quais gorduras e a quantidade do nutriente presente no alimento.


5- Alimentos lights são aqueles que reduzem em no mínimo 25% a quantidade de algum tipo de nutriente como as gorduras e os açúcares, por exemplo. Podem ser uma boa opção no controle do peso. Os diet substituem um dos componentes, como por exemplo, o açúcar pelo adoçante. Verifique sempre a quantidade de gorduras destes alimentos, pois em alguns casos podem conter mais gorduras, como é o caso do chocolate diet.

6- Cuidado com o excesso de sódio e gorduras de alimentos industrializados como condimentos em tabletes, pastas, salgadinhos, pratos prontos, etc.


7- Consuma pelo menos 2 litros de água por dia,. Ajuda a hidratar o corpo, além de ajudar na eliminação de toxinas pelos rins.


8- *A recomendação para ingestão de gordura é de 1 a 2 porções diárias, sendo que 1 porção corresponde a:
· Azeite de oliva – 7,6g – 1 colher (sopa)
· Creme vegetal – 14g – 1 colher (sopa)

· Margarina light – 19,7g – 1 colher (sopa)

· Manteiga – 9,8 – ½ colher (sopa)

*Fonte: - Pirâmide Alimentar Adaptada da Universidade de São Paulo –USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário