terça-feira, 30 de novembro de 2010

Peixinhos de Massa Folhada






Peixinhos de Massa Folhada


Ingredientes:


Massa folhada fresca

1 lata de atum

2 colheres de sopa de cebola picada

1 dente de alho pequeno picado

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 pé de salsa fresca picada

1 colher de café de orégãos

azeitona preta q.b.


Preparação:


Fazer um refogado leve um um fio de azeite, a cebola e o alho, quando a cebola estiver translúcida acrescentar o tomate picado ou uma colher de polpa de tomate, acrescentar o atum escorrido e a salsa ou coentros picados conforme o gosto. Deixar cozinhar por 5 minutos, apagar o lume e deixar esfriar.


Desenrolar a massa folhada, cortar pequenos rectângulos de forma a depois poder formar os peixinhos, pôr uma colherzinha de recheio, fechar a massa fazendo o formato de pequenos peixes, dobrando em triângulo de um dos lados para formar a cabeça e enrolando do outro, pressionando com um garfo para formar a cauda do peixe.


Pôr um pedacinho de azeitona preta para fazer o olho do peixe, pincelar com gema de ovo e levar ao forno para cozer a massa. Se quiser também pode adicionar um pouco de azeitona picada no recheio.


Aqui temos o antes e o depois... 10 minutos depois (o tempo de tirar as fotos) não sobrava nada.


Nota: Para um rolo de massa folhada fresca, chega bem uma lata de atum, uma cebola e um tomate pequenos e umas 2 azeitonas, rende cerca de 10 a 12 peixinhos.


Escolhi o recheio de atum por ser uma coisa prática e acessível, mas pode ser confeccionado com restos de peixe cozido, bacalhau, sardinha em lata ou qualquer recheio que se usa para fazer rissóis ou pastelinhos.


Se em vez de usar peixe, preferir fazer de carne ou de legumes, também é possível, só tem que mudar o recheio, o formato e usar por exemplo um corta bolachas, ou dar asas à imaginação.





OBS: ÉSSA RECEITA ASSIM COMO AS FOTOS , FORAM COPIADAS DO BLOG: http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/, POR EU TER GOSTADO MUITO, ESPERO QUE TODOS APRECIEM COMO EU E ACESSEM O MESMO DEVIDO A QUALIDADE DAS RECEITAS.

2 comentários:

  1. Esta receita foi retirada no Blog Tertúlia de Sabores, cujas fotos têm todos os direitos reservados pelo que para as utilizar devia ter-me solicitado autorização conforme aviso visível no blog. Assim agradeço que coloque a indicação com link para a página do Tertúlia indicando a autoria das fotos. Caso não o queira fazer agradeço que apague as fotos.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, TUDO BEM, PRIMEIRO QUERO PEDIR DESCULPAS, POIS REALMENTE COPIEI SEM MALDADE, FOI UMA FALHA MINHA MUITO GRANDE, POIS FOI NO IMPULSO, MAIS ACREDITE MOIRA, A CULPADA DISSO , EU AFIRMO É VCE, POIS O SEU BLOG, OU SEJA:
    http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/ é demais, e eu nao fiz isso querendo sacanear nao, foi apenas uma bobeira minha, nunca havia feito um blog. achei que éra só sair copiado as receitas que eu gostasse e pronto,. mais nao é bem assim, já coloquei uma obs. na receita que copiei de voce, novamente me desculpe de coração, nao queria causar transtorno , e caso voce exija eu tirarei as receitas que eu copiei ou mesmo deleto o blog. que eu fiz.

    ResponderExcluir