quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Queijinhas de limão


Não me enganei no titulo, o nome da receita é mesmo essa, queijinhas, são género queijadinhas, o nome penso que será por causa do leite que com tanta raspa do limão talha, mas no final temos umas queijadas com um sabor intenso a limão.

A receita foi retirada de uma teleculinária antiga, não sei o nº pois já não tem capa, mas, há muito que estava na minha lista das receitas a experimentar.

As queijadas no forno crescem muito, mas como queijada que se preze, abatem sempre um pouco, não se assustem é mesmo assim.

Rendeu 20 queijinhas que foram devoradas num instante.

0,5 dl de leite

1 colher sopa de manteiga

raspa de 1 limão

5 ovos

400g de açúcar (usei só 300g)

170 g de farinha

40g de farinha maizena

Unte as forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha.

Leve o leite com a manteiga e a raspa de limão ao lume num tacho até derreter a manteiga (o leite talha, não se preocupe é mesmo assim).

Numa tigela, bata os ovos com o açúcar, adicione depois o leite em fio, e mexendo sempre e, por fim, misture ambas as farinhas peneiradas, e envolva cuidadosamente para que não ganhem grumos.

Passe o creme por um passador de rede, verta para as formas e leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos em forno a 180º.

Espete o palito para verificar se as queijadas estão cozidas, retire-as do forno, e deixe-as arrefecer, desenforme-as e coloque-as sobre forminhas de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário