segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tabule



Tabule

A maneira tradicional de preparar o triguilho é deixa-lo de molho em água fria por duas horas, espremê-lo com as mãos pra tirar o máximo de água possível e usá-lo cru.

O método que utiliso é diferente: eu gosto de hidratar o triguilho em água fervente. Assim ele fica pronto em apenas vinte minutos, além de ficar mais macio e com um sabor mais suave.

Porém sintam-se livres pra escolher o método que preferirem.

1x de água

4cs de triguilho (aquele usado para fazer quibe)

2 cebolinhas novas

½ pimentão (vermelho ou verde)

2 tomates

1 pepino pequeno

2cs de passas (pretas ou brancas)

1x de hortelã

1x de salsinha

4cs de suco de limão

3cs de azeite

sal e pimenta do reino à gosto

Em uma panela pequena, ferva a água com um pouco de sal. Jogue o triguilho na água fervente, tampe e desligue o fogo. Deixe hidratar durante 20 minutos.

Enquanto isso prepare os outros ingredientes. Corte bem miúdo as cebolinhas novas (parte branca e verde), o pimentão e o pepino. Retire as sementes dos tomates e corte em pedacinho bem pequenos.

Coloque tudo em uma saladeira e reserve. Pique a salsinha e a menta e junte às verduras. Quando o triguilho estiver hidratado transfira-o para uma peneira fina e esprema bem pra tirar o excesso de água.

É importante retirar as sementes dos tomates (às vezes retiro até as sementes do pepino) e espremer bem o triguilho pra salada não ficar aguada.

Misture aos outros ingredientes, junte as passas, o azeite, o suco de limão e tempere com sal e pimenta do reino.

Mexa bem, prove e junte mais sal, se achar necessário. Cubra a saladeira e deixe o tabule repousar na geladeira de 2 a 8 horas antes de servir. Quanto mais tempo ele marinar, mais intenso ficarão os sabores.

No dia que fiz a foto estava sem salsinha (um absurdo!), logo não se espantem se o tabule de vocês sair mais verdinho que o meu.

Rende 4 porções como acompanhamento ou 2 como prato principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário