terça-feira, 30 de novembro de 2010

Torta Musse de Abóbora



Torta Musse de Abóbora

Massa:
3 xíc de farinha de trigo (sem fermento)
1 xíc de açúcar
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher de café de canela em pós
2/3 xíc de manteiga gelada
1/2 colher de café (a menor) de fermento em pó

Recheio:
1 xíc de chá de água
1 xíc de açúcar
400g de abóbora cortada em cubos sem a casca
1 pau de canela
2 cravos da índia
1 pote de iogurte natural
1 envelope de gelatina sem sabor
2 claras em neve
Raspas de limão e gengibre
1/2 xic de coco ralado (opcional)

Misture todos os ingredientes da massa com as mãos em uma tigela até que forme uma massa homogênea que desgrude das mãos.

Embrulhe a massa com um filme plástico e leve à geladeira por 30 min.

Após descançada abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível de 22cm de diâmetro.

Fure com o garfo a massa e leve ao forno pre-aquecido em fogo médio por 15 minutos ou até a massa ficar levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto isso prepare o recheio. Em uma panela ponha a água, o açúcar, a abóbora, a canela e o cravo. Deixe cozinhar até a abóbora ficar macia.

Espere esfriar. Retire as especiarias, escorra o excesso de água e reserve. Bata no liquidificador a abóbora, o iogurte e a gelatina (preparada conforme as instruções da embalagem). Na casca já fria despeje o conteúdo do liquidificador.

Em seguida bata as claras em neve com as raspas de limão e gengibre, misture o coco ralado e despeje sobre a torta. Leve a geladeira por 2 horas e sirva gelado.

Espero que vocês tenham gostado das receitas. As fotos são meramente ilustrativas porque eu não tenho o hábito de tirar fotos de comida que eu faço. ;) Normalmente a torta de abóbora é um prato quente para ser servido com sorvete, mas ultimamente o clima está tão infernal que eu optei por deixar uma versão gelada.

Geralmente eu faço um ponche para acompanhar que leva cidra e maçãs que também são típicos de Halloween, mas como esse é um blog aberto a todos os públicos eu não vou ensinar a fazer drinques alcóolicos. =D

É muito importante para que essas receitas funcionem é preciso saber escolher bem a abóbora. Ela precisa estar firme, com casca lustrosa e sem som estranho quando você bater nela.

Lembrando que a abóbora a que me refiro é o Jerimum leite do nordeste, casca alaranjada ou branca com cor bem forte alaranjada. Fujam de abóboras molengas e com toma amarelecido.

Se alguém fizer alguma receita me conte como se saiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário