segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Roma



Roma


Uma das mais famosas simpatias para atrair dinheiro no Ano Novo é a simpatia da romã.

Ela diz para você chupar sete sementes de romã na noite de Réveillon, embrulhar todas num papel e guardá-las na carteira para ter dinheiro durante todo o ano.

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor.

Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro.
Além de sorte e amor, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.

Seus princípios ativos são: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino.

A romã é rica em vitamina: A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse.
Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.
Auxilia nos seguintes problemas de saúde:

  • Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água.
  • Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.

  • Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais.
  • O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira, mas são difíceis de serem encontradas, e as folhas também servem.
  • Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da roãzeira em 1/2 litro d’água.
  • Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia. Nas farmácias de homeopatia já existem prontos sprays de romã, que têm a mesma função.


  • Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
  • Solitária: a solitária é uma doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas.

  • Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme.

  • Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.


  • Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.

Se é verdade ou não ninguém pode dizer com certeza, mas o fato é que, cada vez mais, cientistas descobrem benefícios reais que esta fruta adocicada originária do Oriente Médio traz para a saúde. Entre eles temos:


Combate o câncer: o suco de romã tem excelentes propriedades antioxidantes, três vezes mais antioxidantes por 100 ml do que o vinho tinto ou chá verde.


Como resultado deste alto teor antioxidante, pode ajudar a combater câncer de mama e de próstata.

Um estudo feito com 48 homens que tiveram a cirurgia ou radioterapia para tratar câncer de próstata localizado (câncer de próstata que não se espalhou) mostrou que beber(cerca de 235 ml) de suco de romã diariamente pode retardar o crescimento do câncer de próstata.


Quanto ao câncer de mama, um novo estudo indica que comer romã ou beber o suco de romã pode ajudar a prevenir e retardar o crescimento de alguns tipos de câncer de mama.

O estudo mostra que elagitaninos – um grupo de fitoquímicos encontrados em abundância nas romãs – inibir o crescimento do cancro da mama hormona-responsivos.


Pesquisadores dizem que a elagitaninos romãs em trabalho de inibição de aromatase, que é uma enzima-chave utilizada pelo corpo para produzir estrogênio e desempenha um papel fundamental no crescimento do câncer de mama.

Normalizar a pressão arterial: suco de romã tem sido demonstrado que funciona bem como um diluidor do sangue.


Como resultado, é um excelente agente para promover o fluxo sanguíneo para o coração.

Um estudo mostrou que beber (50 ml) de suco de romã por dia reduziu a pressão sanguínea sistólica (o número mais alto em sua leitura da pressão) em até 5 por cento.


Benéfico para o coração: Romã e seu suco é elevado teor em antioxidantes que, os investigadores encontraram, não só ajuda a prevenir o endurecimento das artérias (acúmulo de placas nas paredes das artérias, conhecido cientificamente como aterosclerose), mas também pode inverter a progressão desta doença.


Endurecimento das artérias pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo que pode causar ataques cardíacos e derrames. Estes efeitos benéficos também se estende às pessoas com diabetes, que têm maior risco de aterosclerose.


Um novo estudo preliminar mostra que as pessoas com diabetes que beberam o suco de romã por três meses apresentaram menor risco de aterosclerose.

Protege a cartilagem: De acordo com um Case Western Reserve University School of Medicine estudo publicado na edição de setembro de 2005 do Journal of Nutrition, frutas extrato de romã tende a agir como um inibidor sobre as enzimas responsáveis por danificar a cartilagem (tecido resistente, mas flexível, que cobre as extremidades de seus ossos em uma articulação).


Assim, é uma obrigação para as pessoas que sofrem de osteoartrite.

A fruta contém também qualidades anti-inflamatórias, que também ajudam no tratamento desta doença.


Dentes saudáveis: A pesquisa sugere que beber suco de romã pode ser um caminho natural para evitar a placa dentária, pois possuem propriedades antibacterianas.

Isso ajuda a diminuir as chances de mau hálito e doenças gengivais.


Eficaz contra a impotência sexual: Um estudo publicado na revista Impotência A pesquisa indica que o suco de romã pode ser eficaz em melhorar o fluxo sanguíneo por todo o corpo, um benefício de especial importância para os homens que sofrem de disfunção erétil (DE).

Ele faz isso estimulando a produção de óxido nítrico, uma substância química que “relaxa” células dos vasos sanguíneos.


Doença de Alzheimer impede: De acordo com um estudo animal publicado na revista Neurobiology of Disease, suco de romã pode prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer.

Como parte do estudo, os ratos que foram criados para desenvolver a doença de Alzheimer acumulada significativamente menor placa amilóide e tiveram melhor desempenho em tarefas mentais do que os ratos controle.

Pesquisadores da Universidade de Loma Linda, Califórnia, acreditam que a doença de Alzheimer pode ser causado pelo acúmulo de placas de depósitos associados à morte de células cerebrais devido à oxidação, chamados depósitos de beta-amilóide.

O suco de romã, que é rico em polifenóis antioxidantes, pode oferecer proteção contra o estresse oxidativo que provoca depósitos de beta-amilóide.


Luta de gripes e resfriados: alta quantidade de vitamina C ajuda a luta contra a gripe e os sintomas do resfriado.

Ele está com gripe, simplesmente beber 1-2 copos de suco de romã diluída.

problemas de TPM: A romã é acreditado para ajudar a equilibrar o nível de estrogênio em mulheres. Portanto, é recomendável para mulheres para adicioná-lo à sua dieta, pode ajudar a combater a TPM e problemas de menopausa.

Um comentário: