domingo, 30 de janeiro de 2011

12 RECEITAS FANTASTICAS


12 RECEITAS FANTASTICAS


Torta cata tudo

Sabe aqueles dias em que você quer fazer algo rápido e gostoso? Pois é esse foi um dos meus dias quando eu fiz essa receita, aproveitei também que tinha um monte de coisa dentro da geladeira e tudo em pouca quantidade e usei todos no recheio, o produto final é muito bom.

Ah! E esse pratinho que vocês podem ver na foto foi da minha vozinha que eu nem conheci pois ela faleceu antes mesmo do meu pai se casar.
Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio

1 lata de milho
Linguiça a gosto
1/2 peito de frango desfiado
2 tomates picados em cubo
1/2 copo de requeijão
Sal a gosto

Modo de fazer

Massa

No copo do liquidificador coloque o leite, o óleo e os ovos. Bata.

Desligue e junte a farinha, o amido de milho, o sal (opcional) e o queijo ralado. Bata novamente. Desligue. Adicione o fermento e torne a bater.

Coloque metade da massa em uma assadeira untada e polvilhada. Distribua o recheio.

Despeje o restante da massa. Polvilhe com queijo ralado (opcional). Leve ao forno pré-aquecido 200°C por 20 a 25 minutos.

Recheio

Frite em 2 colheres de óleo a linguiça que já deve estar cortada em pedaços pequenos, depois de frita adicione o peito de frango, mexa e em seguida adicione os demais ingredientes com excessão do requeijão. Desligue o fogo, acrescente o requeijão e utilize o recheio.




Gelatina de melão

Depois de algum tempo aqui estou eu novamente, não pensem que abandonei meu cantinho, nada disso, é que está semana tive prova na faculdade e fiquei a maior parte do tempo ocupada entre meus livros e cadernos.

As vezes dava uma passadinha aqui, uma espiada em blogs amigos, mas tudo muito rápido.

E depois desse tempinho de sumiço queria trazer a vocês uma receitinha bem fácil, mas muito gostosa, então julguei ser essa a receita perfeita.

Mas antes de ir a receita gostaria de agradecer a algumas amigas que me deram alguns selinhos, fiquei muito feliz e tenho certeza que foi em um ato de carinho, mas vou pedir a essas mesmas amigas desculpas, após ler este post da Elvira resolvi não publicar, mais uma vez me desculpem como já disse sei que foi uma forma de carinho para com minha pessoa, mas infelizmente meus amigos algumas pessoas estão nos fazendo de fantoches e usando de nossa amizade para se promoverem.


Bem mais depois de tanto falar vamos a receita que é super rápida e gostosa.

Ingredientes

1 melão médio
1 gelatina sabor abacaxi

Modo de fazer

Corte o melão ao meio e retire as sementes. Com o boleador, ou colher de café, faça bolinhas com a polpa da fruta.

Raspe as sobras do melão com uma colher e passe com um pincel um pouco de óleo na parte interna da casca. Coloque as bolinhas da fruta dentro da casca.

Prepare a gelatina conforme a embalagem, porém reduza a quantidade de água para 150mL de água fervendo e 150mL de água fria ou gelada.

Após preparada a gelatina despeje a mesma dentro da casca do melão. Leve a geladeira por em média 8 horas.
Decore e sirva.

Não é muito fácil, rápida e barata? O gostosa eu garanto a vocês que é!


Pudim engana visita

Minha cunhada me falou que viu uma receita de pudim bem diferente na Palmirinha, que era feito com biscoito, imediatamente fui procurar a receita e depois de algum tempo o fiz.

Não achei que o pudim seja um engana visita como diz o nome, ao meu entender o sabor dele deveria ser bem próximo ao de leite condensado para levar este nome e não foi o que aconteceu.

Porém, não quis dizer com isso que o sabor dele seja ruim, ao contrário, é bem saboroso, vale a pena experimentar, principalmente para fugir do velho e tradicional pudim de leite condensado.


Ingredientes

10 bolachas tipo maisena
4 ovos
2 copos de leite
11 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer

Em uma assadeira redonda de buraco no meio coloque 1 e ½ xícara de chá de açúcar. Leve ao fogo e cozinhe até derreter e obter uma calda cor de caramelo. Reserve.
No copo do liquidificador coloque o leite, os ovos, a bolacha maisena e o açúcar. Bata.
Despeje a mistura obtida na forma caramelada.
Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) em banho-maria por 40 minutos.
Observação: coloque a forma no assoalho do forno.
Retire do forno, deixe esfria, desenforme e sirva gelado.



Polenta com frango

Estou sempre acostumada a fazer e a comer polenta com carne moída, mas querendo sair do tradicional resolvi fazer essa polenta com frango. O sabor ficou surpreendente, vale a pena experimentar!

Ingredientes

Para a polenta

1 1/2 xícara de fubá
1 litro de água
1 colher ( sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de requeijão

Para o frango

400 gr de frango desfiado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
6 tomates cereja cortados ao meio
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1 lata de milho verde escorrido

Modo de fazer

A polenta

Em uma panela coloque o fubá e a água aos poucos e misture bem. Acrescente o sal e leve ao fogo, sempre mexendo, até engrossar e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo junte a manteiga e o requeijão. Misture bem e cubra com o frango desfiado reservado.
Sirva a seguir.

O frango

Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite. Junte a cebola, o alho e deixe dourar. Acrescente o frango, os tomates, a água, a salsa e o manjericão. Deixe refogar ligeiramente e reserve.



Mousse de maracujá no maracujá

Lá em casa tem um pé de maracujá que está sendo bem generoso, então aproveitei a idéia das meninas do Entre erros e acertos e fiz esse mousse e usei a casca do maracujá pra servir.
Uma idéia que todos acharam o máximo e ficaram encantados.




Ingredientes

1 lata de leite condensado
A mesma medida de suco concentrado de maracujá
1 lata de creme de leite
1 maracujá
Açúcar para a calda

Modo de fazer

Faça uma calda com o maracujá e o açúcar. Reserve.
Coloque tudo no liqüidificador (menos a calda reservada) e bata por 3 minutos.
Coloque na metade dos maracujás, regue com a calda já fria e leve a geladeira por 2 horas.





Saladinha rápida e suco para o verão

Bem essa é uma sugestão de saladinha rápida para este nosso intenso verão!
As quantidades são a gosto.


Ingredientes

Folhas de alface americana rasgadas
Tomate cereja picados ao meio
Abobrinha cortata em fatias redondas
Queijo de sua preferência picado em cubos
Croutons

Modo de fazer

Faça os croutons e reserve, eu tempero pedacinhos de pão com pimenta calebresa, orégano e azeite e levo ao forno até ficarem crocantes. Reserve.
Grelhe a abobrinha e reserve.
Coloque o queijo na grelha e deixe derreter levemente. Reserve.
Misture a alface com o tomate e coloque por cima a abobrinha grelhada, o queijo e os croutons, tempere a gosto e sirva a seguir!

Suco

O suco aproveito a casca de melão, bato as mesma com água e uma fatia da fruta, adoço a gosto.

Dicas:

Atenção essa salada só serve para ser servida na hora devido aos croutons e ao queijo derretido. Eu tempero o queijo com os mesmos ingredientes dos croutons.
Tem outra forma de fazer os croutons, mas acho da forma que faço mais saudável.
Essa saladinha como assim mesmo, sozinha.
Estão servidos?




Canelone à moda caribenha

Peço desculpas a todos pelo sumiço repentino, é que fui passar carnaval no interior de Minas e lá nem telefone tem, e no dia de eu ir viajar meu computador fez greve de internet, rsrs. Prometo que no decorrer dessa semana visito a todas vocês!

Mas agora mudando de assunto e falnado da receita, essa é uma receita da saudosa Ofélia! De gosto único esse canelone tem um molho bem diferente dos tradicionais e oferece a opção de fazê-lo mais "molinho" ou incorporá-lo a massa parecendo que faz parte da mesma com um pouquinho a mais de tempo de forno!

Ingredientes
8 folhas de lasanha
1 lata de milho verde

Recheio

1 peito de frango de 500gr
2 tomates sem pele e sem sementes picados em cubos
1 cebola picada em cubos
1/4 de xícara de salsinha ( a receita recomenda coentro, como eu não gosto substitui)
Sal a gosto
Orégano a gosto
Pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Molho

1 ovo
1 1/2 xícara ( chá) de leite
200 mL de creme de leite ( 1 caixinha)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara de queijo prato ralado no ralo grosso
Sal a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o peito de frango sem a pele com o sal e a pimenta do reino. Espere esfriar desfie e acrescente os demais ingredientes do recheio. Reserve.

No liquidificador bata os ingredientes do molho com excessão do queijo. Reserve essa mistura.

Para preparar os canelones coloque sobre cada folha de massa uma porção do recheio de frango. Enrole os canelones um a um como se fosse um rocambole.

Arrume os canelones em uma forma refratária. Espalhe por cima o milho verde, regue com a mistura batida e polvilhe o queijo.

Cubra a forma com papel aluminio e leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos. retire o papel aluminio e deixe mais 10 minutos para gratinar.

Se quiser um recheio que una as folhas da lasanha formando uma grande massa por cima deixe por 15 minutos no lugar de 10.



Bolinhas de polvilho

Sabe aquelas bolinhas de polvilho maravilhosas que encontramos para vender? Pois é aqu iestão elas, não com tanto "vento" quanta as outras mas com certeza muito mais saudavéis e saborosas.

Tenho essa receita anotada faz tempo e perdi a fonte da mesma, peço desculpas ao dono e se alguém souber por favor me avise que darei os créditos merecidos.


Ingredientes

3 xícaras (chá) de polvilho azedo
250 mL de água
100gr de margarina
1 colher (sopa) de sal
2 ovos grandes ou 3 pequenos

Modo de fazer

Ponha para ferver a água com a margarina, depois escalde o polvilho com esta mistura, coloque o sal, os ovos, misture bem, se precisar acrescente mais um pouco de água, deixe em ponto que dê para pingar, (como de suspiro).
Coloque em um saco de confeiteiro, se caso não tiver use um saco plastico mesmo onde deverá ser feito um furo, pingue a massa na forma, quanto menor as bolinhas, mais crocantes ficarão. Não precisa untar a forma, leve ao forno bem aquecido , quando crescer, mais ou menos 20 a 25 minutos, diminua o forno e deixe por 10 minutos, retire e coloque a outra forma.
Depois de todas prontas leve um pouco mais no forno para torrar.
Essa receita rende bastante bolinhas, desculpem não ter contado é que são muitaaaaasss mesmo!



Fígado Veneziano

Há quem deteste fígado, eu amo! Eis aqui uma receita bem suave para quem goste de um fígado bem feitinho, acredito que com está receita até quem não goste muito de fígado vai se aventurar.
Está é uma receita verdadeira do fígado Italiano, acredito que muitos irão gostar.



Ingredientes

400g de fígado bovino cortado em tiras
400g de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) azeite extra virgem
Salsinha triturada a gosto
Sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Refogar a cebola cortada bem fininho na manteiga e no azeite, quando estiver bem macia junte o fígado cortado em tiras bem finas, tempere com sal e pimenta e refogue rapidamente para que fique cozido, mas não muito seco.
Sirva imediatamente.


Fonte: Bruno Stippe




Caçarola

Se tem um sabor que eu conheço desde a infância é este, o sabor de caçarola. Feita basicamente de leite, farinha e ovos tem um sabor inconfundível, seu formato parece o de um pudim, mas seu sabor é único.

Lembro-me que toda a vez que meu pai ia a cidade ele trazia caçarola da "venda", não tem sobremesa que ele goste mais.

Nas minhas idas a minha cidade encontrei-me com a senhora da venda e disse a ela que nunca mais tinha comido caçarola e que por aqui não tem, então ela gentilmente me passou a receita.


Vejamos:

Ingredientes

1L de leite
1 pote de 500gr de farinha de trigo sem fermento
1 pote de 500gr de açúcar
1 pedacinho de queijo
3 colheres de manteiga
3 ovos

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador, colocar em forma de furo no meio caramelada ou não e levar ao forno alto por mais ou menos 30 minutos ou até a massa estiver firme. Espere esfriar, desenforme e leve a geladeira.

Meu pai gosta dela sem o caramelo, como dá 2 formas eu faço uma com e uma sem, a sem o aspecto fica mais feio quando desenforma, mas não menos gostoso.
O pote ao qual é referido é aqueles de margarina, tenho sempre um guardado para medir.
Meu pai gosta de comê-la também quente, assim que sai do forno.
Não deixe ele muito tempo no forno, senão perde a cremosidade interna. A primeira foto é com caramelo e a segunda sem o caramelo.



Gelatinas e mais gelatinas

Olá meus queridos amigos, eu já estava com saudades de todos vocês, mas aqui estou eu de volta.

Prometo colocar fotos das minhas férias, mas para começar vamos de receitinha.

Agradeço a todos pela visita e pelo desejo de feliz ano novo, e aqui estamos nós juntos em 2008 novamente.

Agora falando da receita, essa é uma receita bem simples que eu faço sempre, principalmente agora no verão, época de calor intenso e da procura pelos gelados, então aqui vai minha inauguração para 2008. Gelatina com frutas!


Gelatina com morangos

Ingredientes

2 bandejas de morangos
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro
1 pacote de gelatina sabor morango

Modo de fazer

Lave bem os morangos e deixe-os de molho em água por 20
minutos. Escorra e bata no liquidificador com o leite
condensado e o creme de leite.
Dissolva a gelatina em 1 xícara de água fervendo e
acrescente à mistura batendo até esfriar completamente.
Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de
servir

Gelatina com abacaxi

Ingredientes

1 abacaxi pequeno
1 caixinha de gelatina sabor abacaxi
2 colheres de açúcar
1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer

Descasque e pique o abacaxi em cubos, leve ao fogo com o açúcar e deixe ferver por uns 15 minutos.

Após este prazo escorra o abacaxi e deixe esfriar, reserve. Prepare a gelatina.

Adicione a gelatina 200mL de água fervendo, mexa até dissolver completamente e acrescente mais 200mL de água fria.

Leve a gelatina ao liquidificador e bata com o creme de leite, retire e coloque em uma vasilha, misture o abacaxi e leve para gelar na própria vasilha ou em taças individuais por no mínimo 2 horas.


Um comentário:

  1. adorei as receitas;pois sou louca por cozinha,e essas deliciosas receitas gostosas e praticas me encantarão .

    ResponderExcluir