sexta-feira, 24 de junho de 2011

Massa de Choux



Massa de Choux

Aqui tenho-vos a contar que me enchi de coragem,
 peguei na receita de massa de choux que a Leonor
  tem no Flagrante Delícia e lancei-me à aventura, 
o resultado acho que não podia ser melhor, mas as 
fotos falam por si.


Sinto que ultrapassei uma grande etapa, e agradeço 
a Leonor a força que me deu para eu conseguir superar
 os meus medos. 
Afinal esta massa não é nenhum bicho de sete cabeças.


Como não tenho saco de pasteleiro coloquei a massa nos 
tabuleiros com a ajuda de duas colheres de chá, e depois 
foi um passo de mágica vê-los crescer e insuflar como 
se estivessem a ser soprados, no meio disto tudo 
esqueci-me de contar o tempo que estiveram no forno,
 mas creio que foi pouco.  


A massa que fiz hoje rendeu 40 pequenos profiteroles. 
Metade foram recheados com o recheio doce do costume 
e a outra metade foi recheada com uma mistura de espinafres,
 requeijão e nozes, que aqui vos deixo depois de vários 
pedidos que me fizeram.



Ingredientes:
  • 130 ml de água
  • 130 ml de leite gordo
  • 1 colher de café de açúcar
  • 1 colher de café de sal refinado
  • 110 g de manteiga
  • 140 g de farinha de trigo
  • 5 ovos (utilizei ovos pequenos, cada um pesava cerca de 58 g com casca)
Preparação:

Levar um tacho ao lume com a água, o leite, 
o sal, 
o açúcar e a manteiga, mexendo de quando em 
vez até ferver.

Quando o líquido ferver, deitar a farinha de um só 
golpe e mexer com a colher de pau durante 2 a 3
 minutos até que a mistura seque e se despegue 
das paredes do tacho formando uma bola.


Deixar arrefecer  a massa numa taça. 
Quando estiver quase fria adicionar-lhe um ovo mexendo
 muito bem até estar completamente incorporado na 
massa, adicionar então o segundo ovo, procedendo da 
mesma forma até ao último ovo.


Forrar um tabuleiro com papel vegetal próprio para ir ao
 forno e colocar pequenas porções de massa com a ajuda
 de uma colher de chá ou com o saco de pasteleiro. 

Não esquecer de deixar cerca de três dedos de distância
 entre cada bolinha porque elas vão crescer mais do 
dobro do volume inicial.


Levar ao forno aquecido a 190º, 5 minutos com a porta
 fechada e 18 a 20 minutos com a porta do forno 
entre-aberta. 


Como o meu forno é "supersónico" creio que devem
 ter estado ao todo uns 15 minutos. 

Mas como vos disse no início fiquei a vê-los crescer 
dentro do forno e esqueci-me de contar o tempo.


Recheio de Espinafres

com Requeijão e Nozes

Ingredientes:
  • 200 g de espinafres cozidos e picados
  • 1/2 requeijão (usei de vaca, já experimentamos 
  • com o de cabra e fica um sabor muito forte)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 mão cheia de miolo de noz picado grosseiramente
Preparação:

Numa frigideira colocar o azeite e o alho picado e aquecer
  sem deixar alourar o alho. 

Adicionar os espinafres picados, o requeijão esfarelado,
 temperar com pimenta moída no momento, mexer para
 misturar tudo e adicionar as nozes dando mais uma 
mexidela.


Rechear os profiteroles e servir quente.
Experimentamos regá-los com um fio de mel líquido e gostamos do contraste de sabores.

Nota: Este recheio também dá para rechear crepes salgados.


http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário