domingo, 21 de agosto de 2011

Banana verde: propriedades e benefícios



Banana verde: propriedades e benefícios


banana verdeA banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e uma das mais cultivadas no Brasil. É uma fruta bastante consumida pelos brasileiros devido ao agradável sabor, além de um preço menor em relação a outras frutas. Dentre as variedades da banana, as mais consumidas no Brasil são: Prata, Maçã, Nanica e Terra.
.
Em um mesmo cacho pode ter bananas em diferentes estágios de maturação, algumas verdes, outras maduras e, geralmente é consumida apenas a fruta que está madura, no entanto, poucos sabem dos benefícios da utilização da banana verde.
.
A banana verde cozida destaca-se por ter grande quantidade de amido resistente (AR), um amido que, por não ser digerido no intestino delgado torna-se substrato para a fermentação no cólon por bactérias anaeróbicas, trazendo benefícios semelhantes aos das fibras alimentares, como aumentar o trânsito intestinal, prevenção e tratamento de diarréias e constipações, contribuir para a integridade da parede intestinal, além da prevenção do câncer cólon-retal. Além desses benefícios, o AR presente no alimento pode diminuir a resposta glicêmica, dessa forma pode estar associado ao controle do diabetes melitus. Estudos também mostram a importância do amido resistente na prevenção de doenças do coração, pois está associado à redução nos níveis de colesterol e LDL.
.
Além do AR, a banana verde possui vitaminas e minerais. Os principais minerais presentes são: potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Em relação às vitaminas destacam-se as vitaminas A, C e do complexo B.
.
A partir da banana verde cozida pode-se produzir subprodutos como a farinha de banana verde, uma alternativa interessante para preparar alimentos como bolos, biscoitos sem farinha de trigo. É, sem dúvida, uma boa alternativa, principalmente para pessoas que não podem consumir alimentos com glúten.
.
Segue abaixo uma receita modificada de panqueca em que foi substituída a farinha de trigo por farinha de banana verde.
.
Receita da massa de panqueca feita com farinha de banana verde*
Ingredientes
· 185 g de farinha de banana verde
· 2 xícaras e meia de leite desnatado
· 5 ovos
· 4 colheres de sopa de óleo
· 1 colher de chá de sal
· 2 cenouras médias
Preparo
· Colocar no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e o sal
· Bater os ingredientes até homogeneizar
· Acrescentar a farinha de banana e a cenoura ralada aos poucos até formar uma massa de consistência líquida
· Derramar a massa na panquequeira
· Esperar a massa ficar sólida
· Cada panqueca é virada cerca de duas vezes até ficar pronta
· Tirar da panquequeira e rechear como preferir.
.
Rendimento: 13 panquecas
.
*Receita desenvolvida por: Amanda Biete, Camila Biete, Suwellen Morais, Jéssica Weber e Adriana Bonadio, graduandas em Nutrição pela Universidade de Brasília.
.
Referências
CADERNETTE, G.H.L. Produtos derivados de banana verde (Musa spp.) e sua influência na tolerância à glicose e na fermentação colônica. 2006. 180f. Tese (Doutorado em Nutrição Experimental) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.
WALTER, M. Amido Resistente: metodologias de quantificação e resposta biológica em ratos. 2005. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2005.
ZANDONADI, R.P. Massa de banana verde: uma alternativa para exclusão do glúten. 2009. 74f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília. 2009.
.
[Autora: Camila Biete]
.
http://www.alimentando.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário