sábado, 13 de agosto de 2011

Coxinha de Mandioca da Shirley



Coxinha de Mandioca da Shirley

Neste final de semana, fiquei morrendo de inveja do meu amigo Cecoia, que testou
essa receita da Neide Rigo, do fantástico blog come-se
Resolvi ligar pra Shirley e pedir uma receita de coxinha que eu sempre quis experimentar! 

Pra quem não sabe, a Shirley é uma profissional da cozinha do Mato Grosso do Sul, irmã 
de um amigo meu... É uma receita tradicional entre nós. 
 Toda vez que vai pra Ivinhema-MS,
 o Angelo volta com coxinhas encomendadas pelos amigos fanáticos pelas receitas 
da Shirley!!

Como grande parte da culinária tradicional brasileira, a receita leva mandioca 
no lugar da batata. 
O recheio pode ser frango ou carne. 

Nesse caso, escolhi a carne moída por ser a minha favorita. 
Eu garanto: a receita é uma delícia! Fora que é fácil de fazer, apesar de um pouco 
trabalhosa...

Coxinha de mandioca com recheio de carne moída

<

Essa receita rende cerca de 12 coxinhas (de aproximadamente 90 gramas cada), 
mas pode ser adaptada ao tamanho da fome e da família de cada um.

Para a massa: 
500g de mandioca descascada
40g de margarina culinária
1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)


Para o recheio:
350g de carne moída
azeite para refogar
cebola, alho, tempero a gosto
sal
salsinha picada


ovo e farinha de rosca para empanar
óleo para fritar


Massa
Cozinhe a mandioca em panela de pressão. Eu utilizei caldo de legumes pronto para 
salgar e temperar a mandioca, mas quem preferir pode utilizar apenas sal. 

Quando estiver me macia, escorra a mandioca e passe pelo espremedor.

 Em uma tigela, misture a mandioca amassada, a margarina e vá adicionando farinha 
até que a massa fique no ponto que possa ser enrolada (quanto menos farinha, mais 
macia vai ficar a massa).


De Coxinha



Recheio
Doure a cebola e o alho até murchar e adicione a carne aos poucos para que fique bem 
fritinha. Tempere a gosto (pimenta do reino, dedo de moça, cominho, molho inglês) 
e adicione sal. 

É importante que o recheio fique bem sequinho para não molhar a massa na hora da 
montagem. Por fim, adicione a salsinha picada e deixe esfriar para montar.


De Coxinha




Montagem
No começo, parece difícil, mas depois de pegar o jeito fica moleza. 
Com uma colher, faça bolinhas de cerca de 70 gramas (para não grudar, use farinha 
de trigo). 
Em seguida, amasse as bolinhas formando um disco na palma da mão despeje o recheio. 

Aproveite o formato de concha da mão e feche a coxinha dando o formato que quiser
(seja criativo)!


De Coxinha


Para empanar, passe a coxinha pelo ovo batido e, em seguida, pela farinha de rosca. 
Depois é só fritar em óleo bem quente pra que ela fique sequinha.


PS: Eu congelei algumas e depois fritei.
 Ficaram ótimas também, mas o óleo não pode estar tão quente, senão você terá uma 
coxinha queimada por fora com recheio congelado...

http://akelacoisatoda.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário