segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lagartão de verão

Lagartão de verão



O sol está a pino e, se tem uma coisa boa com isso, é que com esse clima você come menos e procura alimentos mais leves. 

Então porque não substituir aquele lagarto de panela por uma salada bem fresquinha, que você pode servir de entrada, pertisquinho com torradinhas ou ainda acompanhar o prato quente? Fora que ela é ótima para aquela fome fora de hora que faz você atacar a geladeira implacavelmente e até no pão ela vai bem (embora aí o lado light da coisa já tenha ido para o saco né?).
A receita é meio italiana, acho eu, e faz sucesso na minha casa desde sempre - cada qual faz do seu jeito mas todo mundo segue os mesmos passos.

O lagarto vai à panela de pressão com um tempero básico - cebola, alho, sal, folhas de louro e pimenta branca (não precisa de óleo) - e vai cozinhar por um bom tempo até que fique cozido sem desmanchar completamente (toda carne que cozinha demais perde muito da sua consistência e fica meio pastosa, eu não gosto).
Depois de cozida e de fria, basta desfiá-la bem desfiadinha e acrescentar o tempero que você quiser como se estivesse temperando uma salada. 

Eu uso cebola cortada em meia-lua fininhas, pimenta calabresa, salsa, cebolinha, azeite extra virgem, vinagre branco e azeitonas verdes picadinhas (sem caroço, of course), mas a mistura pode vir da sua cabeça ou do que você tiver na sua geladeira ... salsão vai bem, tomate cereja, cenoura, pimentão, folhas ... vale inventar! Aliás, sempre vale inventar porque cozinhar é isso mesmo. 

É descobrir misturas interessantes, sabores que se completam, se combinam, criar, inventar e reinventar.

http://www.rainhasdolar.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário