quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mousse de Gorgonzola


Mousse de Gorgonzola

Por: Dani Oliveira


Navegando pelas minhas cozinhas favoritas, achei uma receita no 
Blog SABORES DA LICA que me chamou a atenção. 
Uma mousse de Gorgonzola.

 A Lica é uma goiana que mora em terras paulistas e o blog dela tem
 receitas bem interessantes. Vale a pena conferir. 

E não posso deixar de citar a minha chará e amiga cozinheira Dani 
do CASA DE FARINHA, que foi de onde a Lica pegou a receita.
 Blog que também adoro.


A receita original pedia 300 gramas de gorgonzola, mas eu só tinha um pedaçinho
 de 140 gramas e foi esse tanto mesmo que usei… rsrsrsrsrs… o resultado foi ótimo. 

Ele é super simples de fazer e vai dar um ar requintado nos seus petiscos no próximo
 jantar que você fizer. 

É uma boa pedida para um churrasco também, antes da carninha ficar pronta, 
conforme dica da Lica.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de água
- 1/2 cubo de caldo de galinha (mais eu usei o cubo inteiro)
- 1 pacote de gelatina sem sabor
- 300 g de queijo gorgonzola (eu usei um pedaço de 140 gramas)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1/4 de uma cebola grande (ou metade de 1 cebola pequena)
- Salsa e cebolinha

Preparo
Dissolva a gelatina em meia xícara de água fervente, dê uma hidratar primeiro 
na água fria e depois leve ao microondas. 

O restante da água é para dissolver o caldo de galinha. 
Depois bata no liquidificador o queijo, a gelatina (já dissolvida), o caldo de 
galinha (também já dissolvido), a cebola, o creme de leite e a salsa e cebolinha 
picadinhos, até que fique tudo bem misturado. 

Coloque numa taça ou em tigelinhas pequenas.
 Unte levemente antes com azeite e leve para gelar. Desenforme antes de servir. 

Para que o meu mousse desenformasse perfeitamente, como ficou na foto, 
eu esquentei uma água, coloquei numa bacia pequena e deixei a tigela com o
 mousse por alguns segundos, depois foi só colocar num prato bonito, virar 
e limpar com o guardanapo o que havia escorrido. 

Decorei com salsinha e um ramo de alecrim e servi com torradas. 
Você pode servir também com bolachas levemente salgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário