quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que é o Colesterol e como evitar seus excessos?

O que é o Colesterol e como evitar seus excessos?



O Colesterol é uma substância lipídica que pode ser encontrado tanto na carne de animais e seus derivados (colesterol exógeno) como sintetizada no organismo pelo fígado (colesterol endógeno) .

Normalmente o colesterol é necessário em muitas funções corporais complexas, incluindo a síntese do estrogênio, androgênio e progesterona, que são hormônios responsáveis pelas característica sexuais secundárias, masculinas e femininas; e ainda manter nossas células nervosas.

Quando temos excesso de colesterol no sangue é aumentado nosso risco de desenvolver doenças do coração. 
Os 2 componentes mais importantes do colesterol são chamados LDL (lipoproteína de baixa intensidade), o tão chamado "colesterol ruim" e o HDL (lipoproteína de alta intensidade) o "bom colesterol".

O grande objetivo no tratamento do colesterol é baixar o colesterol LDL do sangue e aumentar o HDL. Mas como ocorre o aumento do colesterol? 
A maior causa desse aumento é através da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada ou colesterol. 
Outra possibilidade seria uma herança genética vinda de parentes próximos onde o colesterol não é metabolizado adequadamente pelo corpo fazendo aumentar seu nível circulante no sangue (por exemplo: diabetes, doenças renais, hepáticas e hipotiroidismo).

Com frequência, argumenta-se que o excesso de colesterol causa uma deposição de material lipídico que acaba produzindo calcificações e alterações fibróticas, de forma que as paredes arteriais, ficam mais estreitas, rígidas e duras, tornando mais difícil o flúxo sanguíneo, chamado de Aterosclerose, podendo levar o indivíduo a um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio.

O que é assustador na aterosclerose é o fato dela não apresentar sintomas até que as complicações já estejam totalmente instaladas, gerando dores no peito , ataque cardíaco ou dores nas panturrilhas na caminhada, causadas pelo estreitamento e bloqueio das artérias na passagem do sangue.

Por que é tão importante tratar o excesso de colesterol no sangue? Por que para cada redução de 1% do nível de colesterol é reduzido cerca de 2% do risco de ataques cardíacos.

Como pode ser tratado? Uma dieta rica em fibras, baixa em gordura total, gorduras saturadas e colesterol podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. 
Também o exercício físico tem papel fundamental na diminuição do Colesterol e do Triglicérides, provocando um aumento do HDL (embora sem alterar o Colesterol Total nem o LDL).


Siga as seguintes instruções para uma vida mais saudável:

*Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, comendo frutas e vegetais (especialmente hortaliças e frutas frescas), vagem, feijão, alimentos integrais, etc...


*Prefira carnes brancas, peixes ou abstenha-se das carnes vermelhas mais frequentemente;

Remova a pele do frango ou peru antes de cozinhá-los;
*Quando comer carne vermelha, faça bifes bem modestos e corte fora a gordura visível;

*Alimente-se moderadamente sem exageros;

*Substitua as gorduras saturadas de sua dieta por quantidades moderadas de gorduras monosaturadas e polisaturadas, por exemplo, restrinja o uso de manteigas, margarinas, queijos gordos e óleos tropicais (como de côco e de palmeiras), os quais são ricos em gorduras saturadas. 

Troque por óleos de girassol, de soja, de canola, azeite ou margarina light;
*Troque o leite e derivados integrais pelos desnatados ou baixos em gordura como: queijos, requeijões e iogurtes light.

*Não coma mais que 4 ovos por semana e utilize substitutos para eles;

*Evite sobremesas que tenham gordura, por exemplo, as que contenham sorvete, glacê ,
creme de leite , etc...Substitua-as por frutas frescas, iogurtes sem gordura, etc..

*Reduza os alimentos fritos, alimentos de máquinas e de fast food, dê preferência para os alimentos sem gordura que goste ou substitutos;

*Tente reduzir a quantidade de colesterol que consome diariamente. O American Heart 

Association, órgão responsável por estudos científicos na área do coração nos EUA, recomenda limitar o consumo de 250 a 300 mg de colesterol por dia. 
Leia a quantidade de gordura no rótulo dos produtos industrializados;

*Caso esteja acima do peso, vai precisar de perder os excessos;
*Deve consultar seu médico e procurar um professor de Educação Física para iniciar um programa de exercícios voltado para este objetivo;

*Caso não consiga reduzir seu nível de colesterol através da dieta e exercícios vai precisar
 ingerir medicamentos receitados pelo seu médico. Existem substâncias que podem fazer um grande efeito nesse sentido.

***Caso não tenha ainda o colesterol alto poderá estar pensando...Como posso evitá-lo?

É muito simples, juntamente com a mudança na alimentação você pode:

*Ter uma vida mais ativa, principalmente fazendo exercícios aeróbicos.
 Procure seu médico e em seguida um professor de Educação Física graduado. 

Faça uma avaliação física e em seguida inicie um programa adequado de atividades físicas regulares;

*Inicie os exercícios lentamente para evitar lesões; o exercício físico feito no mínimo 3 vezes por semana, por pelo menos 30 min. ajuda a aumentar o nível de colesterol HDL, melhorar a circulação, diminuir a gordura corporal e ainda tonificar os músculos.

*Não fume;

*Tente manter seu peso dentro da faixa ideal (certifique-se se possui excesso de peso) ou faça controle através da avaliação física com seu professor de educação fisica e/ou com seu médico;

*Lembre-se de que até crianças podem ter níveis elevados de colesterol , observe-as de perto e faça sempre uma visitinha ao médico para ter certeza que estão dentro da faixa de peso ideal para sua idade.

*Mantenha-se livre de problemas do coração ou que afetem sua saúde.
*Faça um teste para saber se corre risco para desenvolver tais doenças.

Phyllis G. Cooper, R.N., M.N., and Clinical Reference Systems, Ltd.

http://elizabethprovidasaudavel.blogspot.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário