terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pão de linguiça defumada



Pão de linguiça defumada








Eu faço parte do time dos que amam a panificação, não sou nenhuma craque e tal - mas 
dou meus pulinhos e com esses pequenos pulos tenho feito ao longo da minha vida pães 
delíciosos. 

Uma certa vez recebi um email de uma leitora, me perguntando como enrolar pão de
 linguiça e o recheio ficar por toda a massa, qual era minha técnica se eu misturava a
 linguiça na massa, se colocava no centro e enrolava como rocambole, enfim hoje vou 
falar sobre isso. 

Queria ter tirado fotos do passo a passo mas pra mim isso é estressante, pois tenho que 
manter o Enzo fora da cozinha (detalhe a cozinha do meu apt é americana - ou seja não 
tem porta) então tenho lá uma gradinha para conter crianças teimosas do lado de fora 

- de forma que quando entro só me retiro depois do trabalho pronto pois do contrário 
vou ouvir outra sessão de choro e reclamação, pois ele me vê e começa todo dramalhão
 mexicano novamente e eu fico morrendo de pena de ver ele fazendo biquinho e 
chorando pra mim. rs

ESPONJA

* 1 xícara (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (chá) de açúcar
* 15 g de fermento biológico fresco
* 1 1/2 xícara (chá) de leite morno (não pode ser quente)

MASSA

* 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (chá) de sal
* 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada
* 2 ovos em temperatura ambiente

RECHEIO

*2 gomos de linguiças defumadas. Eu cortei em rodelas finas e dei uma leve refogada nas mesmas. *O recheio deve ser colocado sobre a massa já totalmente frio.

Para pincelar egg wash e queijo parmessão ralado para polvilhar por cima.

PREPARO - esponja; numa tigela misture a farinha com açúcar, o fermento e leite, 
cubra com um filme plástico. 
Aqueça o forno levemente, desligue e deixe a massa descansar lá dentro por 30mts. 


Massa - em outra tigela, misture a farinha com o sal e junte a manteiga.
 Misture com aos mãos e faça uma depressão no centro.
Bata os ovos ligeiramente e adicione a depressão. 
Junte também a esponja. 

Mexa bem até incorporar todo o líquido. 
Se ficar grudando muito nas mãos coloque um pouco mais de farinha, mas não
 muito pois na hora de abrir já vai precisar de um pouco mais de farinha. 

Transfira para uma superfície polvilhada de farinha e sove a massa por uns 10mts 
ou até que tenha obtido uma massa elástica. 

Forme uma bola e coloque em uma tigela untanda com óleo, cubra com filme 
plástico e deixe descansar por 1hora ou até que tenha dobrado de volume. 

Abaixe a massa com auxilio do punho e transfira para uma superfície polvilhada 
com farinha, divida a mesma em 4 pedaços e abra em formato de retângulos
 - pegue a linguiça e espalhe por 3 desses retângulos e enrole cada um como se fosse 
rocambole, junte dois um do lado do outro e coloque outro por cima como se fosse 
formar um triângulo, pegue então esse triângulo e coloque por cima do seu último
 pedaço de massa e envolva novamente como se fosse um rocambole, coloque então 
em uma assadeira de anel, polvilhada com farinha de trigo, pincele com egg wash, 
polvilhe queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até que 
o pão esteja dourado e assado.

http://saboresdalica.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário