domingo, 18 de dezembro de 2011

Labneh



Labneh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Labneh com azeite.

Labneh, queijo iogurte, labaneh, dahi, iogurte grego ou "coalhada seca"é um tipo de queijo/iogurte espermido em gaze ou papel filtro, tradicionalmente feito de musselina,

(   Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.  Musselina (do francês mousseline) é um tipo de tecido muito leve e transparente, usado na confecção de vestuário feminino.

Apesar da origem do nome indicar o local onde comerciantes encontravam o tecido, na cidade de Mossul, Iraque, este tipo de fibra tem sua origem em Dhaka, Bangladesh.

O mesmo nome é dado a uma especialidade culinária que combina várias espécies de doces e salgados com ovos (particularmente claras em neve ).

 a fim de remover o soro, dando uma consistência entre oiogurte e o queijo, enquanto preserva o sabor ácido característico do iogurte. Feito de leite, que pode ser enriquecido evaporando-se um pouco de água ou pela adição de nata ou leite em pó.

O Labneh é uma comida tradicional no Oriente Médio e Sudeste da Ásia, sempre presente na culinária, já que sua alta concentração de gordura não o deixa talhar em temperaturas mais altas. É usado tanto cru quanto para se cozinhar, em pratos doces e salgados.

Labneh (também chamado Labaneh, Lebnah, Labne, Labni, Árabe: لبنة) deriva da palvra laban, como no sobrenome Labahn ou Laban, que significa leite.[1]

Recentemente, muitas marcas novas de Labneh apareceram. O maior crescimento na indústria de iogurte no mundo, que foi de 4.1 bilhões de dólares, provém da Grécia, numa taxa de 123%.[2]


Índice [esconder]
1 Grécia
2 Oriente Médio
3 O Labneh beduíno
4 Jordânia
5 Líbano
6 Síria
7 Palestina/Israel
8 Diáspora armênia
9 Turquia
10 Índia e Paquistão
11 Afeganistão e Ásia Central
12 México
13 Norte da Europa
14 Referências

[editar]Grécia

O Labneh é usado na culinária grega como base para o tzatziki e como sobremesa, servido com mel ou xarope de cereja (Sour cherry) de cobertura. Poucos pratos gregos usam o Labneh. Na Grécia, o Labneh, como o iogurte em geral, é tradicionalmente feito de leite de ovelha. Mais recentemente, tem-se usado leite de vaca, especialmente na produção industrial.[3]

No Leste Europeu e Estados Unidos o termo iogurte grego é usado em referência ao Labneh, embora nem todos os iogurtes produzidos na Grécia são secos. O iogurte no "Estilo grego" é similar ao Labneh, mas menos espesso, porém pode ser mais consistente com o uso de agentes espessantes[4] ou feito da maneira tradicional, baseada no jeito caseiro de se fazer.[5]

Nos Estados Unidos o Labneh ganhou popularidade devido a dois pontos positivos, duas vezes mais proteína do que o iogurte comum com menores níveis de sódio, carboidratos e açúcar. O processo de secagem que acontece com o Labneh não somente remove o soro de leite em excesso, mas também estes 3 ingredientes. O conteúdo maior de proteínas é atribuído ao fato de que, para fazê-lo, consome-se de 3 a 4 vezes mais leite do que os iogurtes convencionais. Também possui mais probióticos ativos, que auxiliam na digestão e melhoram a saúde. Devido ao processo de secagem para remoção do excesso de soro, até mesmo as variedades sem gordura de Labneh são espessas e cremosas.
[editar]Oriente Médio

O Labneh é muito popular na Península Arábica. Além de ser consumido fresco, também o é, frito, em formato de bolas, algumas vezes cobertas com ervas ou especiarias, e armazenado em azeite. O Labneh é um prato popular como antepasto e ingrediente de sanduíches.

Trata-se de uma comida beduína tradicional. O sabor depende muito do tipo de leite usado; o labneh de leite de vaca tem sabor mais leve. A qualidade de azeite também influencia o gosto do labneh. O leite de camela e outros animais é usado no labneh produzido na Arábia Saudita e outros países do Golfo Pérsico.
[editar]O Labneh beduíno

Apesar de os beduínos consumirem o labneh fresco., também produzem a forma seca, endurecida, que pode ser armazenada. Para isso, o labneh é pressionado com uma gaze entre duas pedras e depois seco. Este labneh seco é geralmente consumido com khubz (pão árabe) e um pouco de água, sal e depois misturados. Esta comida é então enrolada em formato de bolas com a mão direita e comida como kabsa. Torna-se similar aos cubos de queijo tibetanos, o yak.
[editar]Jordânia

Na Jordânia, o labneh é muito comum no café da manhã, em sanduíches e como antepasto. Disponível em duas formas: o macio, que é manufaturado e vendido em largas quantidades nos supermercados, e o consistente ou labneh autêntico, vendido em pequenas lojas em cidades comoJerash, Ajloun e Kerak. cada cidade faz o labneh em pequenas fábricas, que também fazem outros produtos como o Jameed e o queijo branco salgado. O autêntico labneh é vendido em azeite, que acentua seu sabor.
[editar]Líbano

No Líbano, o labneh mais comum é feito de leite de vaca, disponível o ano todo; mas também pode ser feito de leite de cabra, de abril a setembro. Geralmente consumido no café da manhã ou como recheio em sanduíches. Também pdoe ser servido como um prato leve no jantar. Azeite, vegetais, tomilho ou outras especiarias geralmente são adicionadas nos pratos ou sanduíches.
[editar]Síria

Na Síria é consumido no café da manhã, com azeite, queijo, azeitonas e pão.
[editar]Palestina/Israel

Existem muitas marcas e tipos diferentes de labneh nesta região. Ele é vendido plano, em formato de bolas mergulhadas em azeite ou com zatar e azeite. Geralmente consumido no café da manhã, com azeite, outros queijos e pão.
[editar]Diáspora armênia

O Labneh é popular entre os expatriados armênios
[editar]Turquia

Uma variedade mais leve, com mais gordura, chamado de süzme yoğurt ("iogurte seco") ou torba yoğurdu ("mal iogurte") é feita do iogurte seco, removendo-se o soro do leite.
[editar]Índia e Paquistão

Dahi é um tipo de coalhada seca, predominantemente feito de leite de búfalo d´água e muito rico em gordura, e geralmente vendido "em liquidação" em potes de cerâmica nos mercados da Índia subcontinental. Para ser obtida coalhada seca, é mantido algumas horas no pote de cerâmica, o que resfria e reduz a porcentagem de água pela evaporação pelos poros da cerâmica. Chakka é uma coalhada seca feita com o dahi corado colocado em uma tigela até que a água se evapore. Shrikand é uma sobremesa típica feita com Labneh e açúcar, açafrão, cardamomo, frutas secas e castanhas, tudo misturado. Em Pashtun, região do Paquistão, uma coalhada seca conhecida como chaka geralmente é consumida com arroz e outras refeições.
[editar]Afeganistão e Ásia Central

No Afeganistão e Ásia Central (Tadjiquistão e Uzbequistão), um tipo de coalhada seca chamada de "Chaka" é muito consumida[6]
[editar]México

A coalhada seca é chama de "jocoque árabe" no México. Recentemente, tem se tornado mais popular devido a produtores locais de origem libanesa. O nome jocoque é de origem Nahuatl, e também é usado para um produto lácteo de origem indígena, similar ao Labneh.[7]
[editar]Norte da Europa

A coalhada seca tem se tornado popular na culinária do Norte da Europa, sendo as de origem grega e turca (10% menos gordura) uma alternativa aos queijos cremosos. Versões com menos gordura também existem.[8]

Na Dinamarca, existe um tipo de coalhada seca chamada de Ymer. Ao contrário da coalhada grega e turca, somente um pouco de soro é drenado no processo.[9] O Ymer é tradicionalmente consumido com adição de ymerdrys (lit. borrifo de ymer), uma mistura de pedaços de pão feitos derugbrød e açúcar mascavo. Como outros tipos de produtos lácteos, o ymer é consumido no café da manhã, coberto com musli e xarope de bordo
Referências

http://www.mideat.com/category/lebanese-cuisine/
Mintel reports: From 2008-2009, the Greek yoghurt segment grew at an astronishing rate of 123% and preliminary data suggests that the Greek yoghurt segment is growing faster at the expense of the regular yogurt segment, which saw a 4% growth from 2008-2009.
Greek Yoghurt Greek-recipe.com, acessado em 27/06/2007
Greek vs Greek-style yoghurt da Greek Yoghurt Company, acesso em 03/03/2008
Voskos Greek Style Yogurt do Sun Valley Dairy, acesso em 03/03/2008
Arthur L. Meyer. The Appetizer Atlas: A World of Small Bites. [S.l.]: John Wiley. p. 348. ISBN 9780471411024
Abraham Villegas de Gante, "El Jocoque: Un Lácteo Fermentado Revalorizable" [1]
Yoghurt article Delia Smith online, acesso em 27/07/2007
Syrnede produkter Official Danish website of the Arla Foods Corporati

Origem da informação aqui , foram colhidas no:


Nenhum comentário:

Postar um comentário