terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Colágeno




Colágeno 


agrega benefícios exclusivos à ração humana
 - Ingrediente já pode ser encontrado nas prateleiras,
 em alguns compostos de ração humana


Há benefícios comprovados nos programas de redução de peso, pois dá sensação de saciedade, e também na melhora da pele, redução de rugas e fortalecimento de cartilagens, unhas e cabelos

Na hora de escolher qual ração humana comprar nas prateleiras de supermercados de todo o Brasil é importante conferir as fórmulas, que são bem variadas. Além de ingredientes básicos, como linhaça, aveia, quinua e fibra de trigo, por exemplo, as indústrias têm procurado oferecer composições que agreguem mais benefícios aos consumidores.

Entre as opções disponíveis, muitas trazem o colágeno como aliado. O ingrediente, que já está no mercado brasileiro em diversos alimentos há 15 anos, é conhecido dos consumidores em barras de cereais, iogurtes, shakes, chocolates e bebidas lácteas, tornando-as ainda mais saudáveis e funcionais.

Benefícios - De acordo com os resultados de diversos estudos realizados, a ingestão diária de colágeno hidrolisado (a partir de 2g ou uma colher de chá, que pode ser adicionada em bebidas e outros alimentos no momento do consumo, ou ainda em alimentos que já contenham o colágeno em sua formulação) auxilia na hidratação da pele e no fortalecimento de cabelos e unhas, além de ser uma alternativa em produtos para controle de peso, já que dá sensação de saciedade.

A falta de colágeno no organismo pode causar uma série de problemas de saúde como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com crescimento e inflamação nas articulações. 
Com o passar dos anos, a produção do colágeno no organismo é menor do que o necessário, o que se agrava pela falta de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas. 
Com isso, o corpo fica mais propenso a sofrer traumas físicos, além de mais exposto a doenças e aos efeitos do envelhecimento.

"O colágeno, além de não apresentar gordura, colesterol ou contra-indicações, pode enriquecer os alimentos com proteína, de forma saudável e natural, já que é compatível com o organismo humano e não se conhecem registros de reações adversas relevantes quanto ao seu consumo.

 O colágeno fornece nove dos dez aminoácidos essenciais ao organismo, como a glicina, fundamental para a pele, e a cistina, que atua no fortalecimento de cabelos e unhas, além de ser é a única proteína que contém hidroxiprolina, aminoácido importante para a manutenção da saúde da cartilagem das articulações. 

Ele também confere à pele maior tônus e hidratação, possibilitando a redução de formação de rugas e de flacidez cutânea. E ainda pode ser usado em programas de redução de peso, pois se liga a uma grande quantidade de água, dando sensação de saciedade", afirma a engenheira de alimentos Claudia Yamana, vice-presidente da Gelita do Brasil, maior produtora mundial de gelatinas e colágenos hidrolisados.

"Produtos à base de colágeno hidrolisado agregam mais valor ao alimento. A "manutenção" desta proteína é importante para todos que queiram levar uma vida mais saudável. É fundamental manter uma alimentação saudável, consumindo frutas, verduras, legumes, e também proteínas de diversas fontes, como a gelatina, que é composta por vários aminoácidos importantes, a exemplo da hidroxiprolina e da glicina, fundamentais para a saúde das cartilagens e beleza da pele, respectivamente", explica Julyanna Lisita Célico, nutricionista especializada em Nutrição Esportiva.

Anvisa - Liberado para consumo em qualquer idade, o colágeno hidrolisado tem aprovação da Anvisa, que divulgou, em 2007, isenção de registro para produtos regulamentados pelo Ministério da Saúde que contenham "novos ingredientes" em sua formulação.

Avanço no Brasil - Desde 1994, a GELITA, que é precursora na tecnologia da fabricação de colágeno na América do Sul, contribuiu, de forma considerável, para o avanço da utilização deste ingrediente em diversos produtos e segmentos. 

A primeira aplicação em alimentos foi como ingrediente de suplementos nutricionais e para esportistas. Em meados de 2006, passou a ser usado como solução para redução de gorduras em chocolate. 

E a mais recente utilização desenvolvida pela empresa foi para aumentar a crocância de biscoitos e snacks e para redução de gordura em sorvetes cremosos. O mercado encontrou, nos últimos meses, o portunidade de utilizar o colágeno também na ração humana, por seus reconhecidos benefícios.

Pesquisa - Segundo pesquisas realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o grupo dos esportistas é o maior consumidor de produtos à base de colágeno hidrolisado, porque busca manter a saúde, garantindo, assim, um futuro mais saudável e menos propenso a problemas com o corpo.

O público feminino se mostrou como maior consumidor do colágeno. Isto pode ser explicado pelo fato de as mulheres apresentarem uma quantidade menor de colágeno no organismo, se comparada aos homens, pois a deficiência do hormônio estrogênio diminui as células responsáveis pela produção do colágeno. A média de consumo de produtos com colágeno entre as mulheres é de uma a três vezes (ou mais) por semana, enquanto, para os homens, este não é um hábito.

Ração Humana - Desenvolvida no Brasil pela terapeuta natural Lica Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, a ração humana não para de conquistar novos adeptos, devido aos resultados em dietas para perda de peso e, principalmente, pelos benefícios ao organismo. A demanda crescente pelas diversas versões da ração humana já levou o produto a mais de 500 pontos de venda no país.

Prático de fazer, com custo acessível e composto por cereais, farinhas, sementes e ingredientes integrais ricos em fibras, esse suplemento pode substituir até duas refeições por dia, auxiliar no bom funcionamento do intestino, no controle do colesterol, na redução de peso e no combate à flacidez, além de melhorar a disposição física e equilibrar o organismo. A recomendação é usar a ração humana como complemento alimentar, e não em substituição às refeições.

Principais ingredientes - Além do colágeno, entre os principais ingredientes que aparecem na maioria dos produtos disponíveis no mercado estão a linhaça (que ajuda na regularização do intestino), a aveia (que dificulta a absorção da gordura pelo organismo, ajudando a diminuir o LDL), o cacau (estimulante na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar), a fibra de trigo (possui os nutrientes e vitaminas essenciais ao funcionamento do metabolismo), o gergelim (aumenta a atividade cerebral e restaura a vitalidade), o guaraná (fonte de energia, por conter cafeína), o levedo de cerveja (que fortalece o sistema imunológico) e a quinua (que possui 20 aminoácidos e valor nutritivo comparável ao leite materno).

O que dizem os especialistas: A nutricionista da rede de produtos naturais Mundo Verde, Thaís Souza, explica que a limpeza do intestino faz com que se absorva mais rapidamente os remédios. E, quando evolui a parte orgânica, a parte emocional melhora junto. "Com uma alimentação saudável, e o uso da ração humana como complemento, há benefícios, como a diminuição de efeitos colaterais de alguns tratamentos".

Para a nutricionista funcional Patrícia Davidson, da Clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, como a ração humana é um suplemento de fibra tem, sim, indicação para a perda de peso. "Por ter uma dose grande de fibras, o produto reduz a carga glicêmica da refeição. As fibras diminuem a velocidade com que o carboidrato vira açúcar no sangue. Isso evita picos do hormônio insulina que, produzido em excesso, faz o organismo estocar gordura na região abdominal. Alguns ingredientes, como a linhaça, ainda têm ação anti-inflamatória. Gordura e toxinas inflamam o organismo. E inflamado, ele resiste à perda de peso".


Fonte:Core Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário