segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANTAS QUE CURAM 01


PLANTAS  QUE CURAM 01

 
Fonte:  http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/plantas-afrodisiacas.php (  Dr. Marcos Stern  ) 


Plantas afrodisíacas

Não é de hoje que se atribuem a certas plantas propriedades afrodisíacas fabulosas, e que analisadas em laboratórios mostram exercer ação estimulante sexual.

As plantas afrodisíacas restauram as forças regeneradoras, excitando o apetite sexual.

Algumas dessas plantas são:

- Abacateiro,
- Agrião do Pará,
- Bicuíba,
- Cajueiro,
- Catuaba,
- Celidônia,
- Cipó branco,
- Cleira,
- Damiana,
- Fenogrego,
- Funcho,
- Gengibre,
- Gergelim,
- Ginsene,
- Sálvia,
- Guaraná,
- Hortelã silvestre,
- Manjerona,
- Marapuama,
- Urtiga maior,
- Amendoim,
- Absinto,
- Açafrão,
- Aipo,
- Alecrim,
- Algodoeiro,
- Baunilha,
- Coentro,
- Manjericão,
- Raiz forte,
- Cavalinha.

O gengibre em chá e o alho em cápsula têm se mostrado muito eficaz para a atuação da circulação e a duração das ereções.

Já a catuaba é um poderoso tônico e estimulante da célula nervosa, considerada o melhor remédio para combater a neurastenia e o cansaço mental e físico.

O guaraná, por seus princípios estimulantes orgânicos e cerebrais, da ao paciente novas forças energéticas, sentidas de imediato na disposição para o trabalho e realização sexual.

O presente artigo não tem por objetivo substituir a consulta médica.

Procure sempre o seu médico que poderá dar-lhe a melhor orientação.  


Os beneficios do Ginko Biloba

Ginko Biloba é uma planta citada na terapêutica chinesa há cerca de 2.800 anos A.C. É considerada sagrada pelos budistas.

Ela pode chegar há 40 metros de altura.

Pronunciada resistência a bactérias, vírus e radiações, sendo a primeira manifestação de vida ocorrida após a explosão da bomba atômica de Hiroshima.

É indicada para perda de memória e dificuldades de concentração.

Tem ação anti-inflamatória, anti-fúngica, antibacteriana, antidepressiva, anti-diabética, e é auxiliar no tratamento de labirintite e aids.

Previne o envelhecimento, estimula a circulação sanguínea auxiliando no tratamento de impotência sexual e doenças vasculares.

Para preparar uma infusão com as folhas utilize:

- 1 colher de sopa das folhas de Ginko Biloba fatiadas
- 2 copos de água fervendo
- Deixe em infusão por 15 minutos em um recipiente abafado.
- Coe e beba 2 xícaras de chá ao dia.  


Obesidade  e  a  fitoterapia

A obesidade é o acúmulo excessivo de gorduras no organismo.

Um indivíduo é considerado obeso, a partir do momento em que ele ultrapassa a faixa de 10 a 15% seu peso.

A obesidade mata mais do que a AIDS, diabetes, infarto e hipertensão.

A melhor dieta é a que equilibra a quantidade certa de carboidratos, gorduras e proteínas.

As diferentes causas da obesidade podem estar relacionadas com:

- Alterações metabólicas: onde nem sempre o individuo exagera na alimentação, mas sim, tem uma deoença endócrina.

- Supercomilões, que por ansiedade e até por gula, fazem uma alimentação errada.

As plantas atuam queimando o excesso de gordura e desintoxicando o organismo. Não apresentam reações alérgicas ou qualquer outro efeito colateral.

São muitos os princípios ativos utilizados para ajudar no processo de emagrecimento, tais como:

Clorella : Em regimes de emagrecimento, apresenta resultados bastante animadores 

- A clorella contém o triptofano, um aminoácido que dá sensação de saciedade, ou seja, ao entrar em contato com o suco gástrico, a alga se expande como uma esponja e libera o triptofano, fazendo a pessoa se sentir satisfeita bem antes de encher totalmente o estômago.

 Nenhuma alga queima gorduras. 

Como têm proteínas, vitaminas, fibras e muitos sais minerais, elas agem como complementos nutritivos, auxiliando a quem está de dieta a suportar as restrições alimentares.

Alcachofra: - as tinturas são obtidas das folhas e tem ação colerética (estimula a secreção da bile e a sua produção hepática) e diurética suave.

Carqueja: - tônico amargo - exerce ação benéfica no fígado e intestinos. O amargor da carqueja é o responsável pelo estímulo de glândulas salivares e hepáticas. São utilizadas as folhas, o que permite uma digestão a partir da boca.

Cáscara sagrada: - os princípios ativos estão contidos na casca do caule e na casca dos ramos. Em doses pequenas é um laxativo por excelência. O seu efeito é sentido após 6 a 8 horas.

Cabelo de milho: - ótimo diurético.

Fucus: - estimula a tireóide e acelera o metabolismo. suave ação laxativa. Diminuição da gordura através de banhos.

Glucomanann: - fibra vegetal que provoca sensação de saciedade, diminuindo a fome. Forma um revestimento em torno das partículas alimentares, retardando o processo da digestão.

Garcínia: - é um fruto natural da Tailândia e da Índia, sendo objeto de estudos nos Estados Unidos e em outros países.

 Reduz a fome, mas fortalece o organismo. Controla o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura corporal.

Centelha Asiática: - por seu alto teor protéico tem um papel importantíssimo na reposição de proteínas em organismos debilitados.

Spirulina: - complemento alimentar em dietas de emagrecimento.

Goma Guar: - é uma goma obtida de sementes, usado como moderador natural do apetite e como redutor do colesterol. em casos de obesidadeé usada também por sua propriedade formadora de massa, que proporciona sensação de plenitude gástrica quando ingerida com água. 

Ervas naturais para a próstata  

A próstata é uma pequena glândula em forma de anel que se encontra envolta da uretra do homem.

Nos homens com idade acima dos 40 anos esta glândula pode aumentar de tamanho e perder a eficácia, provocando dores, dificuldade para urinar e incômodo.

A hipertrofia da próstata quando não tratada pode se transformar em câncer.

Existem vários remédios naturais capazes de ajudar no combate dos problemas da próstata. Veja alguns exemplos abaixo:

1- tomar todos os dias em jejum, um suco batido no liqüidificador, com um copo de água, um limão inteiro com a casca e um ramo de salsinha;

2- a erva de "Saw Palmetto" é muito efetiva para controlar a hipertrofia da próstata. Os índios há centenas de anos possuem este conhecimento;

3- o chá das sementes de abóbora feitas com decocção, também são um bom remédio, possuem alto teor de zinco;

4- o pólen das abelhas contém abundantes vitaminas, minerais e certos hormônios de efeito estimulante sobre os órgãos sexuais masculinos;

5- as folhas de couve também podem ser eficientes para ajudar no tratamento da próstata. Devem ser usadas como emplasto;

6- o leite de côco também é um remédio natural e nutritivo, que ajuda a combater esta doença.

7- as infusões feitas com cabelo de milho e cavalinha também são boas para combater a prostatite. Devem ser tomas duas vezes ao dia. 



O tratamento contra a fadiga:

tem resultados surpreendentes quando utilizamos como substrato 

a casca de pinheiro e as sementes de uva.

Isso acontece porque tanto as sementes de uva, quanto a casca do pinheiro contém grande quantidade de uma substância entitulada de Pycnogenol.

O Pycnogenol é uma substância que atua como anti-oxidante dentro do nosso organismo, combatendo e eliminando os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de várias doenças degenerativas.

No caso de rugas faciais, o benefício do Pycnogenol é deixar a pele mais jovem, pois a epiderme fica mais lisa. Esse anti-oxidante também tem a propriedade de aumentar a proteção da pele contra os raios nocivos do Sol.

O Pycnogenol é um anti-oxidante 50 vezes mais potente do que a vitamina E e 20 vezes mais potente do que a Vitamina C, por isso pode ser considerado o oxidante mais completo descoberto na natureza ate os dias de hoje.

Atualmente esse produto só é encontrado para comercialização em empresas importadoras, já que o produto é produzido pela França e Inglaterra.

A dose diária recomendada é de 60 a 90 miligramas por dia para um indivíduo adulto. 
 



Propriedades Fitoterápicas do Girassol  

O Girassol é uma flor muito popular no Brasil, tanto pela sua beleza e abundância, quanto pelas suas propriedades fitoterápicas:

- Folhas: As folhas do girassol contém propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais.

- Casca do caule: É possível utilizarmos as cascas do caule do Girassol para obtermos um chá contra febre e úlceras.

- Folhas e flores: Quando utilizado como chá é um importante auxiliar nos tratamentos contra afecções da garganta e doenças pulmonares.

- Sementes e folhas: Atua como cicatrizante quando utilizado como solução.

Os florais obtidos a partir do Girassol são utilizados para melhorar a Auto-Estima, e consequentemente a Auto-Confiança, por contribuirem na conquista da garra, da vontade e da coragem.

Em muitas regiões do país as sementes de Girassol são torradas e moídas, transformando-se em um pó, que serve como substituto do café, com a vantagem de não conter cafeína e ajudar a combater a enxaqueca.


Os beneficios do Tomate  

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favore o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

Para preparar a infusão de tomateiro utilize:

- 2 colheres de sopa das folhas de tomateiro fatiadas
- 2copos de água fervente
- Deixe em infusão por 15 minutos, abafado.
- Ainda morno, filtre e beba 3 xícaras deste chá ao dia.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado de duas maneiras:

1 - Coma um tomate bem maduro todos os dias 30 minutos antes das refeições.

2 - Faça uma máscara utilizando:
- 1 tomate bem maduro triturado
- 1 colher de sopa de yogurte natural
- Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.

* Estas orientações não dispensam sua visita regular ao médico. 


Os beneficios das Bromélias  

A bromélia é uma planta ornamental cujo nome origina-se do grego BROMOS que significa MANJAR - COMIDA SABOROSA. Grande é o número de espécies, são mais ou menos 400. O fruto é mais aromático do que as flores. Uma das espécies mais conhecidas nacionalmente é o abacaxi.

Destaca-se sua importância econômica no antigo e expressivo aproveitamento industrial, conforme segue:

- suas folhas possuem fibras de excelente qualidade que são usadas para a confecção de tecidos.

- a alta qualidade de sua celulose é utilizada na fabricação de papelão ondulado leve.

- o chá da flor restabelece a pigmentação natural da pele e o equilíbrio térmico.

- além de ser uma ótima fonte de cálcio e vitamina A,B e C, possui uma substância de grande valor medicinal, - a enzima bromelina - que atua como substituta do suco gástrico, acelerando a passagem dos alimentos pelo estômago, melhorando a digestão.

Propriedades Medicinais:

- desobstrui o fígado
- combate as aftas e todas as afecções da mucosa
- é béquima (acalma a tosse)
- expectorante
- diurético suave
- vermífugo
- digestivo
- tem ação anorexígena, usado em dietas de emagrecimento, reduz o apetite.
- utilizado no tratamento da acne e como ingrediente de máscaras contra pele oleosa e para a prevenção do envelhecimento.

Modos de Preparo:


- diurético: espremer o abacaxi - não de todo maduro - e beber o suco puro 3 vezes ou mais ao dia.

- digestivo: ferver as cascas de um abacaxi em 3 copos de água até amolecer. Coar e deixar esfriar naturalmente. Beber 3 copos ao dia, durante as refeições.

- calmante para a tosse: aquecer um copo de água, adicionar 3 colheres de sopa do suco de abacaxi e duas colheres de sopa de sobremesa de mel. Beber ainda quente, antes de dormir.

- tratamento para acne juntar uma xícara de chá do suco fresco de abacaxi com uma colher de sopa de levedura de cerveja, misturar bem até obter uma massa homogênea e aplicar sobre a pele. Deixar em contato durante 20 minutos e em seguida enxaguar com água fria.

- máscara contra pele oleosa dissolver uma folha de gelatina em um copo de água fervente, acrescentar 1/2 xícara de chá de suco de abacaxi e mexer bem. Deixar esfriar e aplicar a mistura sobre as regiões mais oleosas da pele. Deixar em contato por 20 minutos e em seguida, enxaguar com bastante água fria.

- máscara para rejuvenescimento misturar duas colheres de sopa do abacaxi moído, duas colheres de sopa de farinha de arroz e uma colher de sopa de farinha de trigo, mexendo até obter uma mistura homogênea. Aplicar sobre o rosto limpo e deixar agir por 20 minutos, em seguida retirar com bastante água morna.

* Estas orientações não dispensam sua visita regular ao médico. 



Previna-se contra a gripe 

A gripe é uma doença infecciosa produzida por um vírus chamado Influenza, que causa febre, tosse, perda de apetite, dores musculares, cefaléia, mal-estar, fadiga, além de manifestações nasais como: irritação nasal, faringite, etc.

Para evitar o seu contágio deve-se evitar o contato com doentes, aglomerações em locais fechados.

Devemos tentar dormir bem e evitar esforço físico exagerado.

Há dois tipos principais do vírus da gripe:
- Influenza A e B.

As complicações mais graves da gripe podem acarretar em pneumonia bacteriana ou combinada (viral + bacteriana). Também pode haver complicações cardíacas, hepáticas e do sistema nervoso.

Os principais sintomas aparecem em dois dias e a infecção dura em média 6 dias.

A gripe passa de uma pessoa para outra através de gotículas liberadas pelo aparelho respiratório.

Acredita-se que os porcos e as aves sejam os reservatórios naturais de novos sub-tipos de vírus.

Devemos fortalecer o organismo para combater o vírus:

- Com alimentos e chás
As plantas e os alimentos têm princípios ativos já identificados que combatem as doenças.

Ricos em Vitamina C:
-Laranja, limão, acerola, cajú.

Plantas que tiram as toxinas do organismo:
-Manjericão, alecrim, manjerona, sálvia (podem ser usadas no dia a dia como temperos).

A Gripe Branda é caracterizada pela febre baixa, secreção nasal clara e pouca dor de cabeça. 

Para combater esses sintomas podemos utilizar

 chás de:

- canela, gengibre e flor de laranjeira

A gripe forte é caracterizada por calafrios, secreção nasal amarelada e febre alta. Para combater esses sintomas podemos utilizar chás de:

-flor de sabugueiro, soja, tilia

Devemos dar mais atenção aos grupos de maior vulnerabilidade ao vírus:

- Idosos
- Crianças
- Asmáticos
- Cardíacos
- Diabéticos
- Pacientes com problemas renais

Relação de ervas e plantas que auxiliam em casos de gripe:

- Avenca
- Alho
- Acelga
- Alfavaca
- Anis
- Assa-Peixe
- Aveia
- Alcaçus
- Alecrim
- Amaranto
- Ameixa
- Bago de veado
- Borragem
- Caqui
- Canela
- Cambará
- Cardo Santo
- Cebola
- Eucalipto
- Fedegoso (chá da casca da raiz)
- Gengibre (raiz)
- Gerânio
- Girassol
- Hortelã
- Limão
- Losna
- Mil em Rama
- Marapuama
- Maria-Mole (suadouro)
- Macieira
- Mel
- Melão de Sâo Caetano (como preventivo)
- Sabugueiro
- Porongo
- Picão
- Pulsatilla
- Sálvia
- Erva Cidreira
- Tuia
- Saião
- Verbasco
- Zimbro. 


Combatendo a prisão de ventre

Para combater a Prisão de ventre, inclua muitas fibras na dieta e beba bastante líquidos.


As fibras e a água auxiliam no trânsito intestinal e na sua falta, o bolo alimentar pára no reto e a parede intestinal contnua absorvendo água, o que torna as fezes mais ressecadas e difíceis de eliminar.

Não tome remédios sem orientação médica.

Mesmo aqueles laxantes que se autointitulam leves ou naturais, irritam a mucosa da parede intestinal e em doses altas podem levar à dependência, fazendo com que você necessite de remédios cada vez mais fortes.

Segundo o Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Marcos Stern, uma recomendação de tratamento natural para a prisão de ventre é "tomar chás que estimulem as secreções intestinais e ativem as contrações do trato digestivo, tais como os feitos com Cascará Sagrada, Genciana, raiz de Alface, Ruibarbo, raiz de Sabugueiro e semente de Linhaça".


Planta Cicatrizante

A Escrofalária ajuda no combate às hemorróidas, às feridas de pele e às úlceras.

Use uma colher de sopa da raiz fatiada para dois copos de água.

Deixe ferver por 15 minutos em um recipiente fechado.

Coe e passe nas regiões afetadas.

A planta tem poderes cicatrizantes e pode ajudar na recuperação de todos os tipos de feridas. 


Chá para a menstruação


A planta Aristolóquia é muito útil para as mulheres com problemas na menstruação, por amenizar dores e facilitar o fluxo.

Use uma colher de sopa da raiz fatiada para dois copos de água fervendo.

Deixe ferver durante dez minutos em um recipiente fechado.

Coe e beba duas xícaras de chá por dia


Chá para corrimentos e fluxos vaginais


A erva pombinha é ótima para combater os corrimentos e os fluxos vaginais, tem poderes diuréticos e ajuda a combater a gonorréia.

Para fazer a receita, basta juntas duas colheres de sopa das folhas fatiadas para um copo de água fervente.

Deixe em infusão por dez minutos em um recipiente fechado.

Coe e beba duas xícaras de chá por dia.

Se os sintomas não desaparecerem, o indicado é procurar um especialista. 



Contra o mau hálito


O Cravo da Índia combate a cárie porque ajuda a eliminar a bactéria streptococcus mutans, a principal responsável pelas cáries.

Por sua ação bactericida, o cravo também combate o mau cheiro da boca, provocado pelo acúmulo de microorganismos (mau hálito).

A salsinha e o hortelã (menta pipetita), por sua vez, também auxiliam no tratamento contra mau hálito.

O juá é outro aliado no combate ao mau hálito. Ele é extraído da árvore do juazeiro e as propriedades naturais de limpeza de sua espuma são usadas há muitos anos para limpar os dentes, que ficam protegidos, fortes e saudáveis.

Ferva 1 copo de água e despeje sobre 1 Cravo da Índia.

Deixe em infusão, tampado, por aproximadamente 15 minutos.

Deixe esfriar e faça bochechos após escovar os dentes.


Chá contra o reumatismo


O cambotã de leite é eficaz no combate ao reumatismo, dores nos músculos muito comum nos idosos.

A parte mais usada da planta são as folhas.

Para fazer a mistura, use um copo das folhas fatiadas para dois copos de água fervendo.

Deixe as folhas em infusão por 15 minutos em um recipiente fechado enquanto está em ebulição.

Coe a solução e beba duas xícaras de chá por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário