terça-feira, 15 de setembro de 2015

creme de galinha e muito mais 2.245




Creme de galinha   2.245



Ingredientes :
- 1 peitos de frango
- 1 lata de seleta de legumes escorrida
- 1 lata de milho verde escorrida
- 1 lata de creme de leite
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão verde picado
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1/2 litro de leite

Modo de preparo:
Leve o frango para cozinhar com o tempero da sua preferencia (tempero usando: 2 dente de alho amassado, 1 cebola , 3 colheres de sopa de estrato de tomate, cheiro-verde, aparas do pimentão, cenoura, salsão...).
Quando estiver em cozido e com 1 litro de caldo mais ou menos retire e desfie o frango e coe o caldo.
Misture o leite com o amido e adicione a mistura juntamente com o restante dos ingredientes.
Cozinhe por 10 minutos. Corrija o sal e sirva acompanhado de arroz branco.









Como limpar e cuidar da suas panelas de cobre




Quando for utilizar o tacho pela primeira vez depois de compra-lo, você deverá ferver uma boa quantidade de água e lavá-lo com esta água, para retirar a resina que a maioria dos fabricantes passa para manter o utensílio brilhante no período de permanência nas lojas.

Toda vez que for cozinhar em seu tacho, deverá fazer a limpeza básica.
É comum o cobre escurecer com o uso e quando exposto ao tempo. Para limpá-lo, utilize um par de luvas para proteger as mãos, se desejar.

Você utilizará um limão, uma colher de sal, uma barra de sabão (ou detergente neutro) uma esponja de aço. O limão é o ingrediente perfeito, mas se não tiver um disponível, utilize quatro colheres (sopa) de vinagre e duas bem cheias de sal. Lembrando sempre que a quantidade dos ingredientes para a limpeza poderá ser mais ou menos que a sugerida, dependendo do tamanho da peça.

Mas, o procedimento será o seguinte:
- Leve o tacho ao fogo até que ele aqueça.
- Desligue o fogo e dentro coloque o sal.
- Corte o limão ao meio e passe as metades, espremendo-as e esfregando-as por todo o tacho. E vai fazendo isto até que tire todo o azinhavre, que é aquela camadinha esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação. E, mesmo que você não veja esta camada verde, este procedimento é correto, para não ter dúvida de que seu tacho está perfeitamente limpo para o cozimento de seu doce.
- Enxague o tacho até retirar todo o limão com sal, mas somente com água, pois não poderá, neste momento, utilizar a palha-de-aço, nem sabão em cima desta mistura, porque caso contrário a limpeza ficará perdida.
- Depois que enxaguar bastante, retirando completamente todo o limão e sal. Aí sim, lave-o com o sabão e com a palha de aço, areie-o e enxague-o abundantemente, secando-o em seguida.
- Depois disso poderá levar o tacho, seco, ao fogo e colocar os ingredientes do doce a ser feito.

Rotina – Toda vez que terminar de cozinhar lave seu tacho, normalmente, seque-o e guarde-o onde desejar. Se alguma coisa de doce grudar no fundo, deixe-o de molho até o dia seguinte que sairá. No cobre somente gruda se começar a queimar.
Se desejar que ele clareie mais, pois o pendurará na cozinha, basta repetir o procedimento do sal e limão.




Bolo de laranja


Esse é um verdadeiro bolo de laranja, com sabor verdadeiro de laranja e não aqueles bolos "aromatizados" com gosto de farinha. A massa não é leve mas também não é pesada e a calda de açúcar de confeiteiro com o suco finaliza com um adocicado na medida.

Ingredientes:
Massa:
- 100 g de manteiga
- 3 ovos
- 250 g de farinha de trigo
- 250 g de açúcar
- 1 colher de sopa de leite em pó
- 3/4 de xícara de chá suco de laranja
- 1/4 de xícara de chá de leite
- Raspas da casca de uma laranja ralada
- 1/2 de colher de sopa de fermento químico em pó.
Calda:
- 125 g de açúcar de confeiteiro
- Suco de 1/2 laranja

Modo de preparo:
Massa: Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar, a manteiga, as gemas e a casca de laranja até obter uma mistura clara e homogênea. Acrescente a farinha aos poucos, alternando com o leite e o suco de laranja. Quando estiver bem misturado, coloque as claras e o fermento, misturando levemente, sem bater. Deixe em forno médio, por 40 minutos, numa forma untada e enfarinhada.
Calda: Molhe o açúcar, aos poucos, com o suco de laranja até ficar grosso, porém fácil de espalhar. Coloque a calda sobre o bolo ainda quente.







Diferença entre carne de sol, carne seca e carne de charque

Salgar a carne para conservar é um dos métodos mais primitivos existentes, como antigamente não existia a refrigeração as pessoas descobriram que o sal eram um excelente conservante, passando a salgar a suas carnes preferencialmente bovinas para que as mesmas pudessem durar por mais tempo.
Hoje no Brasil as carnes salgadas típicas podem ser resumidas em carne-de-sol , charque, carne seca, a diferença reside basicamente na técnica de preparo e agora iremos aprender como diferenciá- las;

-Carne de sol: Típica do nordeste brasileiro, a carne-de-sol, denominada também de carne-de-sertão, carne-do-ceará, carne serenada, carne-de-viagem, carne-mole, carne-do-vento, é um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovinas. É, normalmente, confundido com carne seca, mas apesar de possuírem processos parecidos há uma grande diferença no sabor. A carne-de-sol é ligeiramente salgada e depois colocada para secar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio. Muito utilizada desfiada, refogada, em escondidinhos e etc;


- Charque: Outro processo de desidratação bem conhecido é o charque, típico da região sul do Brasil. O processo é bem parecido com o da carne seca, porém o seu diferencial e a textura que fica mais seca e a quantidade de sal utilizada, pois ela é mais salgada. Muito utilizada na feijoada, aqueles cubos de carne bem vermelha que desfia facilmente.



- Carne seca: Já a carne seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação. Após a secagem da carne ela é estendida em varal ao sol para completar sua desidratação. A carne seca é bem mais salgada se comparada com a carne-de-sol. Muito utilizada em fatias fritas, servida com mandioca.




Pão de mortadela e azeitonas




As pessoas tem um certo preconceito quando se fala em mortadela, dizem que é comida de pobre mas existe uma que é maravilhosa: Mortadela Bologna. A receita não pedia essa mortadela (até não especifiquei o tipo da mortadela pra deixar em aberto) mas eu resolvi usar porque sou eu quem manda nisso aqui!
Vale lembrar para tomar cuidado com o sal da massa pois a mortadela e a azeitona já são tem salgados.

Ingredientes:
- 1 tablete de fermento biológico
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 xícara de chá de leite
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de óleo
- sal a gosto
- 4 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 gema batida para pincelar
- 400 g de mortadela fatiada fina (usei a bologna)
- 1/2 xícara de chá de azeitonas picadas

Modo de preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, misture o leite, os ovos, a margarina, o sal e aos poucos a farinha de trigo. Trabalhe a massa até soltar das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe dobrar de tamanho. Trabalhe a massa novamente e abra em um retângulo. Distribua as fatias de mortadela, espalhe as azeitonas e enrole como um rocambole. Molde a rosca e coloque em uma assadeira untada com óleo. Deixe descansar por 10 minutos, pincele a gema e asse no forno preaquecido a 160 ºC durante 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.






Dica de semana: Cheiros




1. Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsa.
2. Para tirar o odor de fritura que fica pela casa, coloque no fogo uma casca de laranja polvilhada com açúcar.
3. Você tira facilmente o cheiro de peixe das panelas esfregando na primeira lavagem um pouco de pó de café usado. Depois, lave as panelas com sabão, e o cheiro desaparecerá.
4. Esfregue as mãos com um pouco de pó de café usado para tirar o cheiro de peixe.
5. Para eliminar o cheiro de peixe dos recipientes, lave-os com água, esfregando com uma esponja embebida em vinagre.
6. Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque umas folhas de manjericão, sálvia ou alecrim dentro da garrafa e depois tampe bem.
7. Coloque os temperos de sua preferência, como salsinha, manjericão, etc., numa assadeira e deixe secar. Depois, guarde num vidro bem fechado, na geladeira.
8. Para tirar o cheiro de gordura que fica pela casa, esquente numa frigideira, em fogo brando, um pouco de canela em pó.
9. Para tirar com facilidade a gordura de porco das mãos, pegue um pouco de sal e esfregue uma mão na outra.
10. Enxágue as louças com água quente e cascas de limão. O cheiro de cebola, de peixe e de queijo sairá facilmente.
11. Pedaços de carvão colocados dentro da geladeira eliminam o cheiro desagradável.



Brigadeiro gourmet




Afinal, oque é um brigadeiro gourmet? Esse brigadeiro que esta em alta não é muito diferente do brigadeiro que fazemos em casa, a diferença esta na qualidade dos ingredientes. Vale lembrar que a cobertura também tem valor importante no brigadeiro, o gourmet na maioria das vezes é coberto com amêndoas e pistaches laminados, granulados belgas e até mesmo o chocolate ralado.
Uns dizem que o brigadeiro gourmet é o brigadeiro que não cristaliza, assim misturam o brigadeiro tradicional com ganache.
Eu acredito que sempre tem um jeito de melhorar as coisas, como colocar uma colher de farinha de trigo no brigadeiro pra chegar no ponto mais rápido, muita gente torce o nariz mas se pensar em produção onde você tem um encomenda de 3000 brigadeiros ficar no fogão deve ser muito chato.
É importante saber o ponto certo do brigadeiro. Não é horrível aqueles brigadeiros que sentam na forminha e fica aquela coisa achatada e sem graça? Pela foto deu para perceber que o meu esta bem redondinho.
Outra dica importante é sempre enrolar o brigadeiro em temperatura ambiente, assim o granulado adere a superfície com maior facilidade e você não precisa ficar empurrando o granulado amassando o brigadeiro alem de evitar aquele brigadeiro que fica suando no fundo da forminha.
E a ultima dica é: Se a sua mão for fria passe manteiga, se for quente passe água gelada.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem o soro
- 12 g de farinha trigo
- 15 g de manteiga (pode ser com sal)
- 100 g de chocolate meio amargo picado
- 50 g de cacau em pó 100%

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite condensado, a farinha, o creme de leite, a manteiga e o cacau, mecha até ficar homogêneo e leve em fogo baixo mexendo sem parar. O truque para saber o ponto correto é quando tirar a colher da panela e o brigadeiro parar de borbulhar é o ponto de enrolar (você pode testar passando o brigadeiro em uma pedra de mármore e testando o ponto de enrolar). Retire o fogo e adicione o chocolate meio amargo e mecha até derreter. Deixe esfriar, enrole e passe no confeito escolhido.



Torta de frango (com massa de fubá)




Sabe quando você esta com vontade de comer só o recheio das coisas... Essa é um torta prova pra esses dias, o recheio é cremoso e o mais importante: não é invisível. Tenho raiva dessas tortas que são 90% massa e 10% recheio.
A massa é feita com fubá ressaltando a crocâcia e o sabor do milho de espiga.
O pulo do gato dessa torta é o modo de cozinhar o frango, esse foi cozido em uma água com cenoura, salsão, cebola, alho, cravo da índia e molho inglês (tudo picado e refogado). Depois é só retirar o frango e coar o caldo, que da para usar em risotos, sopas...

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1/4 de xícara de chá de manteiga
- Sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de chá de fubá
- 1/2 xícara de chá de água
- 2 xícaras de chá e 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de manteiga (isso mesmo,mais manteiga, agora para o recheio)
- 1 cebola picada
- 1 peito de frango temperado cozido e desfiado (800 g)
- 1 xícara de chá de creme de leite
- Milho de 2 espigas
- 1/2 xícara de chá de azeitonas picadas (preta e/ou verde)
- 200 g de mussarela ralada à grosso modo
- Salsa picada a gosto
- Parmesão ralado na hora a gosto

Modo de preparo:
1. Em uma tigela, misture os ovos, o óleo, o sal, o fubá, a água, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e o fermento em pó. Trabalhe a massa até soltar das mãos.
2. Abra a massa, forre o fundo e as laterais de uma forma de 25 cm com fundo removível, untada com margarina. Reserve.
3. Prepare o recheio: em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho.
4. Junte o frango, o creme de leite,1 colher (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta. Misture bem e cozinhe por 2 minutos.
5. Desligue o fogo, misture a mussarela e a salsa.
6. Deixe esfriar, recheie a torta, cubra com tiras da massa que sobrou e asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 30 minutos.









Massa de tapioca (beiju)






A tapioca é uma iguaria típica brasileira, criada pelos índios do norte do país.
É feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. A massa é peneirada sobre uma frigideira quente, depois fechada em meia lua com recheios doces ou salgados.


Aviso logo pra fazer essa receita quando o seu fugão estiver sujo, pois como na foto ao lado o meu ficou uma bagunça... Também a "anta" aqui usou uma peneira maios que a frigideira.
Ah! Vale lembrar de manter um certa distancia entre a peneira e a panela para não derreter como a minha. Mas fora isso a receita é bem tranquila, é só tomar cuidado com a quantidade de água e ir colocando ao poucos (se a massa ressecar quando estiver fazendo as tapiocas pode hidratar mais um pouco).




Ingredientes:
- 250 g de polvilho ou goma
- 1 colher de café de sal
- 1/4 de xícara de água (aproximadamente)

Modo de preparo:




Pegue o polvilho (tapioca, goma), o sal e ponha numa tigela. Umideça aos pouco com a água (pingue as colheradas), 1 colher de sopa de cada vez que for amassando. Amasse bem antes de por outra colher de água. Tem que ficar uma massa que ao apertar nas mãos não esfarele. Mas se molhar demais ela "senta" e não pode ser peneirada. Se molhar demais ponha mais um pouco do polvilho. Peneire. Ponha uma frigideira para aquecer, ponha umas 3 colheres da massa na frigideira quente, espalhe para fazer uma "panqueca". Cuide para que não queime em baixo. Vire para assar o outro lado, ponha num prato e recheie com o que gostar (recheei com banana e chocolate).







Talharim ao molho de linguiça e hortelã






O blog vai estar com novidades em breve, vou mudar o nome e o layout além de adiantar que vamos ter um novo mascote.
Comprei prato, molheira, moedor de pimenta, potes... Tudo novo para essa nova fase do blog.
A receita que tinha planejado fazer era um macarrão com legumes mas na minha geladeira não tinha nada e também fiquei sem tempo comprando as coisas para o blog, então usei todas os ingredientes da cor roxa que achei para fazer um molho sexy como eu.
Os alimento que possuem essa coloração são ricos em antioxidantes o que ajuda nas rugas e no combate ao envelhecimento precoce (essa é uma dicas para as tias conservadas e do blog).

Ingredientes:
- 250 g de talharim
- 1 cebola roxa picada
- 3 colheres de sopa manteiga
- 100 g de linguiça toscana
-1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
- 200 ml de creme de leite fresco (pode ser o de caixinha ou de lata mesmo, aqui eu usei por frescura)
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola.
Retire a pele da linguiça e junte ao refogado. Despeje o vinho e deixe cozinhar até evaporar tudo em fogo alto. Coloque no fogo brando novamente e cozinhe por 20 minutos, com a panela tampada. Desligue o fogo, tempere com o sal e pimenta, junte o creme de leite, as azeitonas, o parmesão e o hortelã picado. Adicione a massa previamente cozida (em água fervente com sal grosso adicione a massa, deixe cozinhar e retire quando estiver al dente, escorra a massa e regue com um fio de azeite) e sirva em seguida.









Biscotti de castanha do brasil e laranja




Ingredientes:- 195 g de açúcar mascavo (cerca de 1 xícara)
- 100 g de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 330 g de farinha de trigo (cerca de 2 xícaras e um quarto)
- 1 colher (chá) de fermento em pó (2 g)
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 150 g de castanhas do brasil (Pará) picadas grosseiramente
- raspas da casca de 1 laranjaModo de preparo:Coloque o açúcar com a manteiga e os ovos numa tigela e misture ate branquear.Acrescente a farinha de trigo e trabalhe a massa até homogenizar. Junte por fim o fermento em pó, a baunilha, as castanhas e as raspas da casca da laranja.Divida a massa em duas porções, modelando cada uma delas em formato de baguete achatada de mais ou menos 2 cm de altura. Disponha-as numa assadeira untada e forrada com papel manteiga.Leve ao forno quente (180ºC) e asse até que estejam assadas e crescidas, mas ainda sem corar.Retire do forno e corte cada baguete em fatias de mais ou menos 1,5 cm de espessura. Disponha as fatias novamente na assadeira.Leve ao forno para terminarem de assar e corar.Aguarde o total resfriamento dos Biscotti para armazená-los dentro de vidros, frascos plásticos ou saquinhos hermeticamente fechados. Dizem que a forma correta de comer é molhando no café.

Postado por Caio Alves às 14:23 2 comentários:











Bacalhau à Gomes de Sá




Uma receita tradicional da região norte de Portugal, o bacalhau à Gomes de Sá, falecido em 1926, é uma criação de José Luis Gomes de Sá Junior, dono de armazém no Muro dos Bacalhoeiros e depois cozinheiro no Restaurante Lisbonense, no Porto. Gomes de Sá era um comerciante do Porto nos finais do Séc. XIX. A ele se deve esta receita de bacalhau que, segundo a lenda, terá sido criada com os mesmos ingredientes (à excepção do leite) com que semanalmente fazia os bolinhos de bacalhau que deliciavam os amigos. Com efeito, os ingredientes são os mesmos, mas a receita resulta de uma confecção cuidada e de grande requinte. Um prato simples e que é ótimo para consumir na quaresma ou em qualquer hora mesmo.
A receita original:
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas. Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”

Para dicas de como usar/dessalgar o bacalhau clique aqui

Minha receita:

Ingredientes:
- 600g de bacalhau em lascas dessalgado (compre em lascas por que alem de já vir desfiado é mais barato)
- 600g de batatas
- 4 dentes de alho
- 3 cebolas
- 4 ovos cozidos
- 2 xícaras de azeite de oliva
- 1 xícara de azeitonas pretas picadas
- 2 folhas de louro
- 2 grãos de pimenta do reino preta esmagados
- salsa e cebolinha
- sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:
Dessalgue o bacalhau em água fria durante 36 h, mudando a água por 3 vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau em água fria até levantar fervura com as folhas de louro e a pimenta.
Corte as cebolas em rodelas e pique o alho em laminas.
Aqueça azeite de oliva e doure ligeiramente o alho e a cebola, frite a batata e junte o bacalhau e misturando o restante dos ingredientes antes de retirar do fogo.
Leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180 graus, por 10 minutos.
Decore com salsa picadas e rodelas de ovos cozidos ou da forma que preferir.

Não se preocupe com a quantidade de azeite, pois uma das características desse prato é justamente o bacalhau "nadando". Por isso acrescentei as azeitonas direto no bacalhau o que ajudou a ressaltar o sabor.







Diferenças entre cremes de leite




- Creme de leite de caixinha: Muito comum de ser encontrado, normalmente possui cerca de 25% de gordura. É o ideal para ganaches, caldas, pudim, molhos, sobremesas, porém não pode ser fervido, senão irá talhar. É conhecido também como cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano) ou natas (em Portugal). Após abrir a caixinha, guarde na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.

- Creme de leite de lata: Possui normalmente a mesma quantidade de gordura (cerca de 25%) que o creme de leite de caixinha, porém vem com o soro separado e normalmente é menos encorpado. Na hora de utilizar uma receita, a menos que esta peça para separar o creme de leite do soro, misture o conteúdo com uma colher e utilize por completo o conteúdo da lata. Após abrir a lata e não utilizar todo o conteúdo retire da lata, e guarde na geladeira num pote fechado.

- Creme de leite light: É o mesmo creme de leite da caixinha, porém a quantidade de gordura é bem menor (cerca de 15%). Seu uso é indicado da mesma maneira que o de caixinha e com calorias (e sabor) menores.

- Creme de leite de soja: normalmente é vendido em caixinhas e tem as mesmas características do produto à base de leite. Para pessoas alérgicas ou intolerantes ao leite e seus derivados é excelente substituto ao creme convencional. Mas, dependendo do tipo de receita, o sabor da soja pode ficar acentuado e o resultado não ficar bom. O ideal é que o creme de soja seja sempre usado em receitas onde haverá outros ingredientes de sabor marcante para suavizar o sabor da soja.

- Creme de leite fresco: É o creme de leite que compramos em garrafinha e fica na parte de laticínios. Ele deve ser mantido sob refrigeração, é o responsável pelo verdadeiro chantilly (basta batê-lo com uma batedeira até ficar espesso, mas cuidado para não bater demais de virar manteiga!). É um creme com maior teor de gordura (cerca de 35%) e mais branquinho, então quanto mais branco o creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. Pode ir ao fogo sem problemas, pois não irá talhar, podendo ser fervido. Normalmente não pode ser substituído pelo creme de leite de caixinha, pois o fresco pode ser fervido e reduzido sem alterar suas características, enquanto o de caixinha irá talhar ao ser fervido.Também pode ser chamado de heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês), panna fresca (italiano), natas espessas ou natas batidas (já é o creme batido) em Portugal.

Outros cremes que você também pode ouvir falar deles:

- Buttermilk ou leitelho - Já fiz algumas receitas com esse ingrediente e muita gente não entende o que é. Não existe versão industrial no Brasil, e trata-se de um soro de leite coalhado meio ácido, porém podemos fazê-lo em casa sem maiores problemas. Se desejar fazer em casa – Em 01 xícara de leite desnatado adicione 01 colher de sopa de suco de limão ou 01 colher de chá de cremor tártaro, misture e deixe descansar por cerca de 10 minutos em temperatura ambiente até talhar. Assim, está pronto para o uso. Para guardar, recomendo manter sob refrigeração.

- Sour cream ou creme de leite azedo – É tipo um creme de leite parecido com o iogurte, mas que não existe fabricação industrial no Brasil. É utilizado como molho, usa-se como uma pastinha (de aperitivo) ou bolos, tortas para dar cremosidade. É mais fácil encontrá-lo em restaurantes mexicanos. Não pode ser fervido, senão talha. Há quem recomendo substituir o creme azedo por uma boa coalhada seca (pretendo fazer e publicar por aqui). Se desejar fazer em casa – Coloque 01 xícara de creme de leite fresco e adicione 01 colher de sopa de limão, misture bem e deixe a mistura descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Guarde na geladeira até a utilização. É chamado de natas ácidas em Portugal.

- Creme fraîche- É um creme azedo francês, e diferente do sour cream americano, sendo um creme de leite levemente envelhecido e sabor meio ácido. Possui cerca de 28% de manteiga e é muito tradicional em países como França, Romênia, Bélgica, Holanda e outros. Pode ser utilizado no acabamento de molos de cozimento francês porque não talha. Pode ser usado em doces, salgados e há quem use até em saladas. Também não é industrializado no Brasil, infelizmente. Se desejar fazer em casa – leve numa panela 500 ml de creme de leite fresco e 250 ml de sour cream ou creme de leite azedo a fogo baixo até amornar de leve. Coloque numa tigela de vidro e cubra com um prato, deixando apenas uma fresta e deixe repousar em local fresco por 06 a 08 horas em temperatura ambiente até engrossar e ficar ácido. Misture novamente o conteúdo e leve a geladeira num pote tampado.




Dica da semana: Chá




1. Em vez de açúcar, deixe dissolver no chá uma bala de limão ou de hortelã. Ele ficará muito saboroso.







Dica da semana: Cebola




1. Descasque as cebolas sob água corrente. Assim você não ficará com os olhos ardendo.
2. Esfregando as mãos com um pouco de sal e enxaguando em água corrente, o cheiro de cebola sairá com facilidade.
3. Você pode tirar o cheiro de cebola das mãos, esfregando-as com um pouco de pó de café usado.
4. Quando você fritar cebolas, passe as rodelas no creme de leite e depois na farinha de trigo. Dessa maneira, as cebolas ficarão gostosas e crocantes.
5. Se você não quiser que a salada fique com cheiro forte de cebola, basta você deixar de molho a cebola,já picada, numa vasilha com água e uma colher de sopa de açúcar, durante meia hora.
6. Para conservar fresca a cebola já cortada, passe manteiga na superfície da parte que sobrou.










Aioli






Mil anos se passaram e ainda não curei o meu déficit de atenção, deve ser até por isso que abandonei esse blog (como eu faço com tudo na minha vida).
Estou no terceiro semestre de gastronomia e me formo esse ano (com os meus lindos e jovens 18 anos), tenho vários planos para futuro, oque é bom, pois caso eu fracassar tenho mais cinco para darem certo. Ah outra coisa! Ainda não prendi escrever direito então vai continuar do mesmo jeito de sempre, cheio de erros de português ressaltando a minha inutilidade e burrice.
Hoje foi um dia bem frustrante (acho que deu para perceber), ia ver alguém especial mas acabei namorando uma "maionese de alho", oque me deixou com o hálito mais broxante do mundo... aliás se estiver pensando em fazer esta receita para servir para algum amigo que esta de olho desista por aqui! A menos que esteja querendo dar o fora em alguém, ai realmente essa receita é pra você. Pra piorar ainda chove para me deixar mais depressivo-romântico.
Ás vezes acho que sou meio egoísta e olho somente o meu lado (poderia ter acontecido algo imprevisto talvez? sei lá...), mas estou apaixonado galera e confesso que não sei jogar muito bem esse jogo chamado "Amor".
Tá agora chega de mimimi e vamos para a receita. Vou logo avisando que esse aioli não é o clássico que leva azeite, gemas, limão e batido com um fouet. Esse é rápido, pratico e não suja quase nada (perfeito para um dia como o meu). Ah! E outra coisa: Da certo!
Receita:

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 colher de chá de suco de limão (o limão cravo é o melhor)
- 1 colher de sopa de sal
- Raspas de um limão
- 1 dente de alho descascado
- Óleo o quanto baste

Modo de preparo:
Coloque tudo no liquidificador exceto o óleo pois esse deve ser acrescentado em fio para emulsionar (para os que não sabem é uma mistura de dois líquidos que geralmente não se misturam, como água e óleo).
Ligue o liquidificador e vá acrescentando o óleo sem que os ovos percebam (vale avisar que é muito óleo que vai ser adicionado, então se parecer que não esta prestando continue colocando óleo até dar certo), quando atingir o ponto de maionese esta pronto.

Viu? Não disse que era fácil?
Agora pique algumas cenouras e pepinos em bastões e sirva! Jogue suco de limão sobre os vegetais para dar um frescor aos petiscos broxantes porém deliciosos.
Tem a validade de um dia já que foi é feito com ovos frescos e crus. Aproveitem ;D



Mas há uma coisa interessante nessa história toda é que em um relacionamento (pelo menos No meu) assim como no aioli, no inicio parece que não vai dar certo, mas depois tudo se ajeita.
É como dizem: "No final tudo vai dar certo". S2 Viva o amor e o seu efeitos colaterais! ;D











Croque Monsieur




Ingredientes:
- 2 fatias de pão de forma branco ou pode ser qualquer outro pão de forma
- 4 fatias de queijo ementhal ou gruyere (de preferência para um queijo mais gorduroso)
- 4 fatias finas de presunto
- 50 g de manteiga
- 200 ml de molho branco
- 150 g de queijo ementhal ou gruyere ralado
- Sal, pimenta e noz moscada

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Passe manteiga nos dois lados do pão em todas as fatias. Monte o sanduíche em uma assadeira, 1 fatia de queijo 1 outra de presunto.
Cubra com o molho branco e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Coloque o queijo ralado por cima.
Leve ao forno por 10 minutos, ou até o queijo derreter.
Ligue o dorador por 3 minutos para gratinar.





Torta merengue de limão (Filme Toast)




Toast é uma biografia do chef inglês Nigel Slater.
Desde pequeno Nigel era um apaixonado pela Gastronomia, escondido embaixo das cobertas se delicia olhando livros de culinária. Enquanto isso, sua querida mãe, não tem a mínima habilidade na cozinha, então faz torradas. Quase tudo acaba em torradas na casa dos Slater. Com um pai autoritário e controlador, Nigel não consegue desenvolver as idéias que tem com a mãe, já que ela está doente e não há um apoio do Sr. Slater com os desejos culinários do seu único filho.
Ao perder a mãe, Nigel tem um novo problema: Ms. Potter. A moça que começa a trabalhar na casa deles é vivida pela sensacional Helena Bonham Carter. De faxineira passa a ser a nova mulher de seu pai.
Quando ele cresce um pouco mais e começa a cozinhar nas aulas da escola, os dois iniciam uma batalha de quem faz a melhor comida ou sobremesa, disputando assim a preferência do pai que, por sua vez, não aguenta mais comer.
O filme tem cenas hilárias e outras um tanto quanto emocionantes. Difícil segurar o choro quando o pequeno Nigel dança com o vestido da mãe ao som de "If you go away". Aliás, toda a trilha sonora é sensacional.
E foi assim que Nigel se tornou quem é hoje. Um cara de sucesso e, o mais importante, que ama o que faz.
Hoje vou ensinar a principal receita do filme: Torta merengue de limão, que se divide em três partes: massa, recheio e merengue. Na receita do filme é uma torta grande mas eu fiz em porções individuais.


Receita:
- Para a massa:
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga picada
- 125 g de açúcar
- 1 ovo
Modo de preparo:
Peneire a farinha e o açúcar e misture ambos. Abra uma pequena cova no meio e coloque a manteiga amolecida. Em seguida junte o ovo. Una os ingredientes (sem sovar) até que estejam misturados. Leve a geladeira, envolvido em um filme plástico, por 30 minutos. Após esse período, forre uma forma de 22 cm com a massa. Leve ao forno a 180º por uns 20 minutos ou até ela ficar dourada.


Para o recheio:
- 1/2 xícara de suco de limão siciliano
- Raspas de 2 limões sicilianos
- 100 g de açúcar
- 4 gemas
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa ([15 g) de manteiga.
Modo de preparo:
Complete com água o suco de limão até obter 300 ml. Leve ao fogo com as raspas e o açúcar. Dissolva o amido em um pouquinho de água e adicione a mistura. Mexa até ferver e engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida despeje as gemas peneiradas batendo rapidamente (para que elas não formem grânulos). Adicione a manteiga e mexa até que fique homogêneo. Com a massa já pré-cozida, adicione o recheio.




Para o merengue francês:
- 4 claras
- 200 g de açúcar.
Modo de preparo:
Bata as claras em neve bem firmes e adicione o açúcar aos poucos. Você terá um belo merengue brilhante. Espalhe em cima da torta formando um bico. Eu usei o saco de confeitar com o bico estrela fechada.
Leve ao forno por mais uns 10 minutos, ou até o merengue ficar corado. Sirva gelada.











Dica da semana: Carnes




1. Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.
2. Quando você for fazer bolinhos de carnes e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata.
3. Para maior garantia ao comprar carne moída, não compre a que já estiver no balcão. Mande moer a carne na hora.
4. Nunca compre carne em açougue que tenha luz vermelha, pois com essa luz você não poderá perceber se a carne é fresca ou não.
5. Os bifes não ficarão duros nem formarão água se você não temperá-los com vinagre ou limão.
6. Para dar uma cor dourada aos bifes, coloque na hora da fritura uma colher de sobremesa de massa de tomate.
7. Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.
8. Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.
9. Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes, principalmente congeladas, é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar.
10. O bife à milanesa ficará mais gostoso se você misturar a farinha de rosca com um pouco de manjericão picado e alguns dentes de alho, picados e amassados.
11. O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.
12. Deixe a carne assada ou o rosbife descansando por quinze minutos sobre uma tábua, após o cozimento. Isso facilita o corte e diminui a perda de suco.
13. Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.
14. Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.
15. Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, depois em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.











Strogonoff de Frango

O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.
Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a ideia de dar tal nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada ainda mais, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.




Ingredientes:
- 3 peitos de frango cortados
- Sal e pimenta a gosto
- 1 cebola picada
- 1 colher de manteiga
- 1/2 copo de catchup
- 1/3 copo de mostarda
- 1 dose de conhaque
- 1 copo de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta.
Numa panela, aqueça a manteiga e adicione a cebola.
Deixe dourar e acrescente o frango até dourar também.
Adicione o conhaque e deixe reduzir, depois acrescente o catchup e a mostarda.
Quando começar a ferver, acrescente o creme de leite e desligue o fogo.
Sirva com arroz branco e batata palha.











Dica da semana: Café




1. Você pode utilizar o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. É muito bom também para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Depois dá faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos. Elas ficarão claras e macias.
2. O pó de café ficará como se fosse moído na hora se você o guardar num recipiente fechado dentro da geladeira.
3. Depois de fazer café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia. Ou, também, coloque no armário, para espantar formigas.
4. Para dar um sabor diferente ao café, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate, antes de pôr a água.









Macarrão integral com sardinha






Ingredientes:
- 400 g de espaguete integral
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de alcaparra
- 1 cebola média picada
- 1 lata de filés de sardinha em óleo Gomes da Costa
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Pimenta a gosto
- 1/2 xícara (chá) de farelo de pão integral tostado

Modo de preparo:
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem, escorra e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure a alcaparra e a cebola, mexendo sem parar.
Junte a sardinha levemente desfeita com as costas de uma colher e cozinhe por dois minutos. Adicione o vinho e o suco de limão.
Ferva até o líquido reduzir pela metade. Acrescente a massa e a água reservada, misture bem e coloque a pimenta. Antes de servir, salpique o pão em cima.









Dica da semana: Bucho






1. Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.
2. Para tirar o cheiro do bucho, esfregue limão e depois passe farinha de trigo ou fubá.
3. Para eliminar o odor do bucho, coloque na primeira fervura partes iguais de água e leite.
4. Experimente cortar o bucho em tiras bem finas, empanar à milanesa e fritar. Ele ficará muito gostoso e você poderá servir como tira-gosto.
5. Corte o bucho em tiras bem finas, passe no ovo batido e na sopa de cebola em pó. Frite. Você terá um ótimo salgadinho para servir com aperitivos







Cupcakes de limão com farofa doce






Ingredientes:
- 120 grama(s) de farinha de trigo- 1 colher(es) de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher(es) de café de bicarbonato de sódio
- 1 ovo
- 70 grama(s) de manteiga sem sal derretida
- 120 grama(s) de açúcar
- 160 grama(s) de iogurte natural
- raspas de casca de limão-taiti
- suco de 1/2 limão-taiti
Farofa Doce:
- 30 grama(s) de farinha de trigo
- 30 grama(s) de açúcar
- 20 grama(s) de manteiga sem sal fria


Modo de preparo:
Para preparar a farofa doce, misture todos os ingredientes com as mãos até que estejam uniformemente integrados. Reserve.

Preaqueça o forno a 200ºC e prepare a massa: em uma tigela peneire a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reserve.
Em outra tigela, misture o ovo com a manteiga e bata com um batedor manual. Acrescente o açúcar e bata bem. Junte o iogurte, as raspas e o suco de limão.
Aos poucos, acrescente os ingredientes secos reservados e misture bem. Encha três quartos das forminhas com a massa e complemente com a farofa doce.
Leve ao forno por 20 minutos ou até que a massa esteja assada. Retire do fogo e decore os cupcakes com raspas de casca de limão.







Tipos de açúcar






De coloração entre caramelo e marrom, é um açúcar praticamente bruto, extraído do cozimento e cristalização do caldo de cana. Por não passar pelas etapas seguintes do refinamento, conserva sais minerais dentre eles o ferro e o cálcio. Seu sabor é mais pronunciado e lembra o caldo da cana por seu grande teor de melaço. Muito recomendado pelos nutricionistas por possuir substâncias que desaparecem nos outros açúcares, porém alguns autores consideram que estes nutrientes somam valores muito pequenos e que seriam necessárias doses muito grandes para suprir as necessidades diárias do nosso corpo.
Açúcar Refinado (granulado – granulated sugar)




Também conhecido como açúcar branco, é o açucar mais comum nos supermercados. Não possui umidade ao contrário do mascavo, nem empedramento, contém cristais bem definidos e de tamanho homogêneo. Algumas aditivos químicos colocados no processo de refinamento são o que o torna saboroso e de coloração branca. Este processo tem o ponto negativo de retirar as vitaminas e sais minerais, deixando-o não saudável. Muito utilizado na culinária e para adoçar bebidas. Pode ser encontrado em forma de cubos (torrões) ao ser umidecido e prensado em moldes.
Açúcar de Confeiteiro (confectioners,powdered sugar ou icing sugar)



Através da moagem e adição de 3% de amido, o açúcar refinado torna-se o açúcar de confeiteiro. O amido tem o objetivo de evitar a união de cristais. Possui como características principais sua coloração bem branca e sua textura fina. Muito utilizado no ramo de confeitaria por trazer resultados bonitos.
Açúcar Cristal (sanding sugar ou pearl sugar)




Possui cristais grandes e de aspecto transparente, não são facilmente dissolvidos. Na etapa de refinamento retiram cerca de 90% dos sais minerais, porém não passa por todos os passos que o açúcar refinado, por este motivo os cristais são maiores. Também pode ser encontrado em cubos (torrões), através da compressão com xarope de açúcar.
Coarse sugar



Seus grânulos são maiores que o do açúcar cristal. O tamanho grande dos cristais permite sua mudança de cor. Por este motivo é muito encontrado em variadas cores e sua utilização é maior para a decoração de doces. Muitos o chamam também de açúcar cristal. Suas principais diferenças são o tamanho dos cristais e a existencia do açúcar colorido.
Açúcar Demerara (demerara sugar ou sucre roux)



Com cor similar a do mascavo porém um pouco mais amarelada, é o resultado da limpeza e secagem deste açúcar, e apresenta valores nutricionais similares ao dele. Por passar pelo processo de secagem perde água e concentra mais o doce. Muito utilizado para exportação, tem o preço um pouco mais alto que os demais. Pode substituir o refinado porém interfere no sabor dos alimentos.
Impalpável



Sua textura é mais fina que o açúcar de confeiteiro por ser feito da moagem dele mais a adição de fécula de milho. Ao toque lembra mais a farinha. Possível fazer em casa batendo no liquidificador 500g de açúcar de confeiteiro mais três colheres de sopa de amido de milho. Muito utilizado como ingrediente da massa americana, para o preparo de bolos e docinhos.
Açúcar Liquido (xarope simples – liquid sugar)


Obtido através da dissolução do açúcar refinado de cana ou beterraba em água. Possui como características ser transparente e límpido. Utilizado principalmente no setor alimentício (bebidas gasosas, bombons, sobremesas congeladas) e farmacêutico.
Açúcar orgânico (organic sugar)


Produzido sem aditivos químicos em todas as suas fases, pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Segue princípios internacionais de agricultura orgânica e recebe certificados anuais. Os fertilizantes são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica. Este açúcar não passa pelo processo de clarificação da mesma maneira que o mascavo, portando mantém os mesmo benefícios das substâncias presentes.
Açúcar Amarelo (yellow sugar)



Resultado do processo de refinação sem a total eliminação do melaço. Isto lhe dá a cor amarela, o maior teor de umidade e um sabor mais pronunciado. Muito utilizado na Europa, é ótimo para confecção de doces e para adoçar bebidas. Importante lembrar que por ser mais doce e ter coloração interfere muito mais nas receitas.
Açúcar Bruto, Mascavado, Turbinado…



O açúcar bruto é o produto antes do melaço ser retirado. O turbinado é o açúcar bruto que foi parcialmente transformado. Apenas o melaço da superfície é retirado. Seu sabor é de caramelo leve. Encontrado em restaurantes e lojas especializadas. O açúcar mascavado é uma variedade do mascavo, castanho bem escuro e de sabor forte. Seus cristais são ligeiramente mais grossos e de textura mais rígida que os conhecidos com brow sugar.



Essa é uma sobremesa muito simples e vai surpreender os seu amigos e familiares.

Receita:
Bata no liquidificador uma lata de leite condensado, uma gema e 100 g de coco ralado sem açúcar. Despeje essa mistura nas forminhas de cupcake (rendeu 8) e leve ao forno até dourar a parte de cima. Sirva quente.
Uma opção de servir é com uma cola de sorvete de chocolate e uma calda de chocolate por cima.















Dica da semana: Bolos





1. Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.
2. O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.
3. Se você quiser cortar um bolo para recheá-lo, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó,e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.
4. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.
5. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a fôrma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará perfeitamente do fundo da fôrma.
6. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma fôrma com água na prateleira superior do forno.
7. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.
8. Enfeite um bolo simples, sem cobertura, colocando uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante glaçúcar. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.
9. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
10. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.
11. Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.
12. Para que seu bolo fique marmorizado (com duas cores), coloque um pouco de café solúvel na massa crua.
13. Se você untar a fôrma e polvilhar com farinha de trigo ou de rosca, o bolo não grudará.


Postado por Caio Alves às 21:49 4 comentários:







Tipos de Merengue






Existem três tipos de merengue:
- Merengue Francês: é o merengue cru, feito com 2 claras para 115 g de açúcar. Prepare batendo as claras em neve até ficarem bem firmes e secas, dobrando ou triplicando seu volume. Coloque metade do açúcar aos poucos e então misture o restante, até ficar bem liso e brilhante. É usado para confeitar, assar ou cozinhar à pochê. Este é o merengue ideal para fazer suspiros.
- Merengue Suíço: É o merengue feito em banho-maria. Use 125 g de açúcar para 2 claras. Em uma vasilha sobre uma recipiente com água fervente, bata as claras com o açúcar em uma temperatura de aproximadamente 75° C até que você perceba que o açúcar foi dissolvido. Gire a vasilha até que fique um creme homogêneo, você pode bater à mão ou em uma batedeira, até que o merengue fique frio e dobre ou triplique o seu volume. Usado em decorações.
- Merengue Italiano: é o merengue cozido. Prepare uma calda com 250 g de açúcar e 60 ml de água, em ponto de bala mole (116° a 118° C) quando a calda mantém a forma, mas é macia. Esfrie um pouco. Bata 5 claras em neve firme. Junte a calda aos poucos, batendo sempre. Este merengue fica muito firme e brilhante. Use para decorar, como cobertura caramelada ou para dar leveza a mousses e suflês. Para ver mais detalhadamente esta receita clique aqui.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário